S�bado, 27 de junho de 2026, 21:27h
Home Politica
No final do terceiro ano de mandato, o prefeito José Felipe da Feira (PTB), de 58 anos, concedeu uma entrevista ao Jornal Tradição Regional, onde avaliou o transcorrer de seu mandato como gestor municipal.
Na entrevista, Feira destaca a crise financeira e afirma que com a atual conjuntura política e financeira do país, não pretende ser candidato à reeleição. Confira abaixo a íntegra da entrevista.
JTR: Prefeito, como o senhor avalia esse mandato? Está conseguindo dar conta das demandas traçadas pelo Poder Executivo?
José Felipe da Feira: Infelizmente não. O grande problema hoje vivenciado pelos municípios é a insuficiência financeira. É uma dura realidade ser prefeito, pela falta de recursos e condições de oferecer serviços públicos de qualidade.
Todo prefeito tem um programa de governo de oferecer algo mais, e infelizmente nesses três anos não conseguimos dar conta das metas que traçamos. Estamos enfrentando uma das maiores crises da história e digo isso com propriedade, pois já havia sido prefeito de 2005 a 2008 e a realidade era bem melhor que a atual.
Conseguimos recuperar o hospital que estava praticamente fechado, com 33 funcionários que não recebiam há mais de seis meses. Atualmente, nosso hospital é ponto de referência em oftalmologia e cardiologia, além de ter leitos de hospitalização, que quando assumi não existiam.
JTR: Essa crise reflete, sobretudo, nas áreas prioritárias que são saúde, educação e segurança. Como está sendo ter que cortas gastos nessas áreas?
José Felipe da Feira: É difícil! Sem recursos não temos dinheiro para qualificar profissionais para atender a estrutura da educação. Da folha de pagamento, talvez mais de 60% vai para educação. Com isso, deixamos diversas outras áreas desguarnecidas. Ser gestor municipal é muito complicado. Para a maioria dos prefeitos acabou a reeleição.
JTR: O senhor pretende ser candidato à reeleição?
José Felipe da Feira: Não, por que ficamos frustrados, fizemos um plano de governo para oferecer mais para a comunidade e não conseguindo isso, acabamos frustrados. Acredito que devemos deixar para outras pessoas e torcer para que nosso país saia dessa crise. Não me sinto a vontade, nem habilitado a disputar uma reeleição.
JTR: Cite alguns pontos positivos do seu mandato.
José Felipe da Feira: Tivemos, há poucos dias, o aniversário de um ano do CAPS Cacimbinhas. Eu francamente não tinha noção do trabalho realizado pelo CAPS e o número de pessoas que estavam sendo beneficiadas. Avançamos em algumas coisas, mas não como era esperado. Infelizmente temos que abortar essa expectativa de reeleição.
JTR: Até o final da gestão, quais são as metas traçadas pela administração municipal?
José Felipe da Feira: Somos obrigados a reduzir gastos. Também queremos liberar um loteamento no município, que liberará mais de 60 terrenos até o final do ano. Esse é o nosso maior projeto no momento.
JTR: Para finalizar, queremos abrir o espaço para que o senhor deixe uma mensagem à comunidade pinheirense.
José Felipe da Feira: Quero que a população saiba que podemos não fazer o melhor, mas fazemos o melhor que podemos. Hoje a nossa despesa fixa na maioria dos meses é maior que a receita. Tivemos uma grande queda na arrecadação e mesmo assim continuamos com o salário do funcionalismo em dia.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados