S�bado, 27 de junho de 2026, 21:27h
Home Politica
Eliézer Bichet e Marco Vargas (ambos agachados segurando a bandeira do Brasil) estavam na capital do Chile, Santiago, no momento do tremor
Os dois motoristas de Canguçu que estavam no Chile durante o terremoto registrado no dia 16 de setembro reencontraram as famílias na tarde do último domingo (20), feriado estadual pela Revolução Farroupilha. Marco Aurélio Ribeiro Vargas, de 48 anos, e Eliézer Bichet, de 26 anos, chegaram em casa depois das 15h. Eles estavam aliviados e em paz, depois de presenciarem um abalo sísmico que deixou 11 pessoas mortas e tirou 1 milhão de moradores das suas casas, segundo o site G1.
Já no aconchego do lar e na companhia da mulher, Julia Coelho Quintana, Marco Vargas relembrou alguns momentos de tensão na viagem que durou cerca de duas semanas e levou um grupo de 15 turistas de Bagé, Pelotas e Santana do Livramento ao país vizinho. “Eu estava jantando, quando tremeu tudo e o pessoal saiu correndo. Eu não sabia o que fazer. Em cinco minutos, houve um novo tremor, com portas batendo, garrafas caindo e muitos gritos. Foi uma loucura”, conta o motorista, que faz viagens ao Chile há 17 anos e jamais tinha vivido uma situação como esta.
A viagem de retorno durou cerca de 30 horas e percorreu aproximadamente 2,1 mil quilômetros. “Saímos do Chile na quinta-feira, dia 17, às 8h, em direção à cidade de Mendonza, na Argentina. Lá, fizemos um city tour e visitamos as vinícolas, como parte da viagem. Na manhã de sábado (19), iniciamos a viagem de retorno a Pelotas.”
Vargas já está na estrada novamente. Na quinta-feira (24), ele iniciou viagem com um grupo de 48 canguçuenses para o Paraná, onde conhecerão as Cataratas de Foz do Iguaçu e a Usina de Itaipu.
Ele ainda pretende voltar ao Chile em maio e em setembro de 2016. Quando foi questionado sobre um possível receio de repetir a viagem internacional e recordar do terremoto, ele agiu com naturalidade. “Passamos por uma situação pela qual não gostaríamos que ninguém passasse. Foram momentos de terror, mas não tenho receio em voltar, pois sei que foi um fato isolado, já fui várias vezes lá e nunca passei por isso.”
As lembranças do que passou ainda estão na memória do motorista e são reforçadas por exemplares dos jornais locais, trazidos na mala.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados