Sexta, 26 de junho de 2026, 18:42h
Home Politica
A vereadora Roseli Calvetti (PT) é a nova presidente do legislativo jaguarense. A votação para a Mesa Diretora da gestão 2016 aconteceu no dia 29 de dezembro, durante a última sessão de 2015.
Conforme a assessoria da Câmara, os vereadores votaram por unanimidade a indicação da vereadora Roseli, que procurou manter a mesa pluripartidária, primando a participação das demais bancadas nos trabalhos e metas para este ano. A Mesa Diretora contará também com o vereador Orlando Coelho (PSDB) como vice-presidente, o vereador Renato Baucke (PP) como 1º secretário e o vereador Favio Telis (PMDB) como 2º secretário.
Nesta semana a reportagem do Jornal Tradição Regional conversou com a presidente sobre este novo desafio. Confira os principais trechos da entrevista:
JTR: Como te preparas para este novo desafio de assumir a presidência?
Roseli: Inicialmente, há que dimensionar o papel de uma presidência que tem responsabilidade de ser presidente de todos (as), mas representar o Partido dos Trabalhadores. Assumo com a responsabilidade de ser uma presidente mulher, apenas a quarta, em tantos anos de criação desta Câmara, pois apesar da luta, e de ter no Brasil a primeira mulher presidenta da República, somos ainda poucas nos espaços de poder e temos constantemente os direitos violados pela condição de gênero.
É um desafio e uma conquista, mas também a certeza de que estaremos honrando a confiança e as expectativas depositadas em nosso trabalho.
JTR: Qual a marca que pretendes deixar nesta gestão?
Roseli: Nossa tarefa, nesta Câmara, como presidente, será fortalecer o processo democrático, investir e ampliar a experimentação democrática, crítica, protagonista e popular, bem como aproximar a Câmara dos cidadãos. Com isso, iremos até às instituições, comunidades, entre outros espaços, levando a presidência para estreitar mais o diálogo e a participação.
Vamos escolher o Jovem Parlamentar, a fim de despertar nos jovens a importância da participação na prática legislativa e administrativa, além de dar continuidade ao Projeto, de minha criação, que é o Mini Vereador, e a outros projetos e campanhas. Procurar manter em aberto o canal de comunicação com o povo, de maneira que o espaço da Câmara de Vereadores seja receptivo.
JTR: Como enxergas Jaguarão hoje e qual a visão de futuro que tens sobre a cidade?
Roseli: A cidade de Jaguarão consolidou-se como cidade patrimônio, pelas políticas públicas que vem sendo aplicadas. Hoje, temos o melhor Carnaval do Estado, que atrai grande número de turistas e fomenta a economia local. Ainda pode-se destacar a iminência da instalação dos freeshops.
A captação de recursos que o governo municipal tem conseguido vem alavancando a geração de emprego e renda. De outra forma, a importância da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) tem contribuído para o desenvolvimento da cidade e das pessoas. Podemos falar do restauro do Teatro Esperança e a entrega à comunidade, bem como a entrega da Escola de Educação Infantil Professora Silvinha, a construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde, entre outras obras e ações em diferentes áreas.
O que se vê hoje é a pavimentação para projetar a cidade para o futuro. Que cidade queremos? Que desenvolvimento almejamos para Jaguarão? A caminhada não é fácil, mas é preciso ter uma visão ampliada, que dê conta da educação, saúde, segurança, lazer, esporte, inclusão social, meio ambiente, etc. Não é possível retroceder, temos que avançar, querer mais, superar as dificuldades que se apresentam e proporcionar o melhor para a população com a valorização dos bens materiais e culturais.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados