Sexta, 26 de junho de 2026, 17:38h
Home Politica
Lourenço Crespo foi reeleito junto a uma composição que é de apoio ao executivo municipal
Pela primeira vez nesta legislatura, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores será de apoio ao governo municipal. Em eleição realizada no dia 28 de dezembro, o vereador Raul Lourenço Crespo (PTB) foi reeleito para a presidência da Casa.
Lourenço recebeu seis votos para presidente e outros cinco para vice. Os votos para a presidência foram dos cinco vereadores do PT, partido do governo, além do próprio eleito e os cinco para vice foram de vereadores de oposição.
O presidente, que pelo menos até meados de 2015 era de oposição, com discursos costumeiramente inflamados contra o governo, agora afirma apoiar o prefeito Daniel Raupp. Por outro lado, ele sempre manteve um trabalho de apoio da Câmara ao executivo sob sua gestão.
Com a mudança de posição de Crespo, a situação passou a ter maioria na Câmara, possibilitando que a Mesa Diretora seja de apoio ao governo municipal. Além de Crespo, a composição tem Luís Weber (PT) como vice-presidente, Júnior Gehling (PT) como 1º secretário e Ronei Schmalfuss (PT) como 2º secretário.
A eleição gerou bastante polêmica no legislativo. Os vereadores de oposição acusam Crespo de traição, já que haverá um acerto entre eles para que o PP fique com a presidência e Crespo seja o vice, com formalização na eleição. Crespo nega que tenha traído a oposição, diz apenas que está dando mais apoio ao prefeito e que a permanência na presidência foi uma decisão de seu partido. Ele também já falou abertamente que deve ser o vice de Raupp na chapa para as eleições deste ano, mas não descarta ir sozinho, como cabeça de chapa. “O que sei é que não vou junto com os partidos de oposição”, afirma.
O presidente não concorda que tenha mudado de posição, diz que sim, mudou a quem apoiar. O desentendimento com os partidos de oposição, segundo ele, foi por falta de apoio em várias de suas ações na presidência do legislativo. “Não esperavam um presidente correto, me chamavam de ditador só por eu cobrar que na tribuna se falasse sobre o assunto em pauta”, argumenta Crespo, dizendo-se firme em sua nova posição política. “Quem dá o tapa esquece, mas quem apanha não. Eles me jogaram de lado e eu tive que sair fora”.
Para o novo mandato, Crespo garante que manterá sua postura de trabalhar ao lado do executivo naquilo que for importante para a comunidade. “Quero ver São Lourenço do Sul crescer. Vou fazer tudo para trabalhar junto com o executivo, judiciário, Associação Comercial e Industrial (ACI) e entidades, para termos parcerias em nome de São Lourenço. Temos que deixar os partidos de lado”, diz.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados