Sexta, 26 de junho de 2026, 17:14h
Home Politica
Cerimônia conduzida pelo prefeito Eduardo Leite ocorreu na manhã deste domingo, no Paço Municipal
Os 20 conselheiros titulares e 17 suplentes, eleitos em outubro, receberam posse na manhã deste domingo (10), com o Salão Nobre do Paço Municipal lotado, para um mandato de quatro anos (2016/2019). A posse foi conduzida pelo prefeito Eduardo Leite, e acompanhada por representantes do judiciário, legislativo e sociedade civil. Entre os eleitos, estreantes no processo ou os mais experientes, a expectativa parecia ser comum: a defesa dos direitos das crianças e adolescentes como sujeitos de direitos.
Em seu pronunciamento, Eduardo enfatizou que os conselheiros tutelares desempenham um papel importante e necessário na sociedade e que esta atividade assemelha-se a dos servidores públicos, com a obrigação servir à população, pela qual foram eleitos, e que contarão com o apoio da prefeitura para o desenvolvimento do seu trabalho. O prefeito avaliou também o processo eleitoral como árduo pelo fato de ter contado, basicamente, com voluntários, já que não foi conduzido pela justiça eleitoral, como as demais eleições no município – para prefeito e vereadores.
Para o conselheiro mais antigo a tomar posse para o seu quinto mandato, Neimar da Oliveira Lima, a luta pelos direitos é a motivação para continuar o trabalho. “Ainda tem muita injustiça, então é necessário que tenha lutadores para os direitos mais elementares”, diz, referindo-se à questões como saúde e segurança. O conselheiro afirma que sem a rede de atendimento o trabalho seria em vão. “É uma tarefa árdua, mas estamos aqui para garantir direitos. O dia em que perdermos a capacidade de indignação com as injustiças, perdemos a humanidade”, garantiu.
Pela primeira vez eleito, Fernando Gonçalves Ferreira, diz que começou a alimentar a vontade de ser conselheiro no último pleito. “Morei toda a vida em um bairro pobre e vi atrocidades, muitas injustiças sociais, e comecei a ver que poderia ajudar a fazer valer as leis”, disse, ao afirmar que fará o trabalho da melhor maneira possível, com prazer, responsabilidade e zelo.
Participaram também da cerimônia a promotora da infância e juventude, Luciana Robe; a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Nara Louro, a vice-prefeita, Paula Mascarenhas; o presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Ornel, e o secretário da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), Tiago Bünchen.
Confira a relação dos conselheiros que tomaram posse:
Titulares (em ordem alfabética)
Adriana Beatriz Oliveira
Amanda Silveira Feijó
Andreia Lourenço de Ornel
Christiane Granja Karam
Cristiane Lima Norenberg
Daniel e Silva Volcan
Daniele Cunha Diedrich
Emerson Luis Nunes Goularte
Fernando Gonçalves Ferreira
Hugo Roberto da Silva Miori
Ilva Janete Rodeghiero Ramm
José Francisco Assumpção da Luz
Matheus Silva da Silva
Miriam Costa da Silva
Neimar da Oliveira Lima
Raquel Prates Kern
Solange Carvalho Mendes da Silva
Tauã Vaz Ney
Vanessa Jacondino Bundchen
Virginia Andrades Oliveira
Suplentes (em ordem de votação)
Aline Pires dos Santos
Luis Fabiano Lemos Martins
Vitor Hugo Ludtke
Luciano Martins Esteves
Christiane Czermainsk Herreira
Andrea Costa Pinho Lages
Francine Leroy Pistoletti
Vania Elizabete Brochado da Silva
Eva Maria Moreira da Rosa
Cintia Maria da Silva Rosário
Telmo Rogerio da Silva Vargas
Paulo Roberto Pereira Velasco
Aline da Silveira Vargas
Michele Teixeira Marques
Aline Lopes Bergmann
Natali Pereira Madruga
Deise Rosaura Gonçalves Lunkes
Redator: Prefeitura de Pelotas
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados