Quinta, 25 de junho de 2026, 22:44h
Home Politica
Luis Henrique Pereira da Silva recebeu o diretor do Jornal Tradição Regional, Adilson Cruz
Luis Henrique Pereira da Silva aposta no que é novo e valoriza produtores rurais em sua gestão
A partir desta semana, o Jornal Tradição Regional passa a fazer a cobertura de mais um município da região Sul: Arroio Grande. Dando as boas vindas, o prefeito do município, Luis Henrique Pereira da Silva (PP), concedeu uma entrevista exclusiva para o JTR, onde falou sobre a importância de mais este espaço para divulgar as potencialidades de Arroio Grande, que em 24 de março fará 143 anos. A cidade., conhecida como “cidade simpatia” e “cidade do Carnaval”, é ligada intimamente à agricultura e ao agronegócio. “Para sustentar os munícipes, nós dependemos única e exclusivamente do nosso produtor, de quem produz o arroz, a soja, eucalipto, acácia, e também da pecuária, que envolve a região”, salienta. Hoje, o município possui 45 mil hectares de arroz e 42 mil hectares de soja, principais responsáveis por fomentar o comércio local, mesmo em um período de crise vivenciado pelo país atualmente.
Para o administrador, as coisas acontecem de fato é nas prefeituras. “Quando um cidadão precisa de um medicamento, de uma ajuda, ele não bate na porta do governador do Estado, mas na do prefeito. Então o prefeito está aqui, na ponta da corda para atender a comunidade”, argumenta. Por isso, diante da crise enfrentada, Silva afirma ser necessário encontrar alternativas para sobreviver. “Não esquecerei dessa minha passagem pelo poder Executivo e do apoio do produtor rural, que é fundamental. Existem vários poderes, mas o maior poder de execução de obras é, em primeiro lugar o Executivo, e em segundo lugar o produtor rural. Não existe ninguém que seja mais ativo e participativo em relação, por exemplo, às estradas, do que o produtor rural”, diz ele ao afirmar que o Executivo de Arroio Grande tem eterna gratidão aos produtores rurais e ao ressaltar também o Sindicato Rural.
Após a eleição, um dos trabalhos mais fortes do governo municipal foi a ida de diversas empresas para o município, incluindo a multinacional Nidera Sementes, que somente em sua instalação gerou mais de cem empregos, e da Puro Grão, que tem previsão de armazenamento e transporte de mais de um milhão de sacas de soja. O município produz, ainda calcário para toda a zona Sul. “Todos os municípios estão praticamente parados, e em Arroio Grande estão chegando empresas”.
A Prefeitura funciona praticamente de segunda-feira a sábado com suas secretarias. Um dos destaques está na área da saúde, com ações como a criação das Equipes de Saúde da Família e a ida de três médicos uruguaios pelo programa Mais Médicos. A Santa Casa de Arroio Grande, segundo ele, tem um grupo que se mantém firme na gestão da entidade mas, mesmo assim, se não recebece o auxílio da Prefeitura, a entidade provavelmente pararia. O valor deste auxílio repassado é de R$ 55 mil mensais, mas existe a possibilidade de ser aumentado.
Já na área da educação, em 2015 a gestão de Silva investiu 33%, um investimento considerado grande para uma rede municipal que inclui cinco escolas, além das escolas de educação infantil e três creches. Também no ano passado, foram adquiridos sete novos ônibus escolares. Na Assistência Social, um dos projetos de governo que se tornou realidade foi o Cartão Cidadão, que teve continuidade com o Restaurante Popular. “Nós tiramos do balcão de Assistência Social em torno de 1.500 pessoas. Nós damos a elas dignidade”, conta. O Cartão Cidadão é uma parceria com a Caixa Econômica Federal onde, no final do mês, todas as pessoas cadastradas vão na agência bancária e têm R$ 50. Até o final da gestão, o prefeito espera que 800 famílias sejam beneficiadas. “Isso é aquecimento da economia. Não é uma cesta básica, é um complemento alimentar”. Enquanto isso, o Restaurante Popular fornece às pessoas que tenham o Cartão Cidadão alimentação a R$ 1,50. A cidade irá ganhar, inclusive, um outro Restaurante Popular, que funcionará onde antes havia um albergue.
De 18 a 24 de março, o município estará em festa devido as suas comemorações de aniversário, e entre as diversas programações que compõem as comemorações, a Prefeitura espera entregar algumas obras, entre elas, o complexo Ari Coelho Rodrigues, onde foram investidos R$ 200 mil de recursos próprios. Há, ainda, um Centro do Idoso para ser inaugurado, um campo de futebol, 30 casas da Crehnor, do projeto grupo habitacional Novo Tempo, duas quadras poliesportivas, e o calçamento na rua Servero Feijó, que é de uma emenda de R$ 400 mil do deputado Afonso Hamm com contrapartida de R$ 120 mil da Prefeitura.
O administrador explica que sua forma de administrar é apostar e acreditar no novo. “Nós damos oportunidade para pessoas muito boas que nunca tiveram essas oportunidades”, argumenta.
“Muita gente gostaria de estar no meu lugar. Mas tenho convicção de que estou aqui durante um período, não faço desse cargo um cargo eterno. Amanhã vou sair da Prefeitura e voltar a ser o que eu era. Por isso estou agindo como agia no passado. Tenho a certeza que o caminho é esse”, finaliza.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados