Quinta, 25 de junho de 2026, 17:21h
Home Politica
Além de receber a terceira etapa do Campeonato Zona Sul de Mountain Bike Maratona, a realização de shows no Centro da cidade também integrarão algumas das atividades programadas para as comemorações do 57º aniversário de emancipação de Pedro Osório.
O prefeito César Roberto “Cebinho” Couto de Brito (PT) aproveita o momento comemorativo, e também de nostalgia, para relembrar as melhorias colocadas em práticas durante os quase oito anos à frente da administração municipal.
Após a recente rota de investimentos durante a temporada de verão, o Carnaval, a Festa da Melancia e o Festival Terra & Cor da Canção Nativa, Cebinho frisa que a prioridade de sua gestão está na folha de pagamento. “Sobrando recursos nós vamos para outras áreas”.
Dito isso, além dos investimentos financeiros, o prefeito faz questão de ressaltar a importância e a qualidade do trabalho de sua equipe administrativa. Um exemplo encontra-se na área da saúde, onde o trabalho da secretária Gisele Godinho é exaltado diante de ações como a instalação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a chegada do segundo médico na cidade, através do Programa Mais Médicos.
Avanços nos recursos humanos também dividem espaço com os progressos nas estruturas físicas. O bairro Brasília, por exemplo, conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) própria de 500 metros de área construída. “Hoje, são mais de 10 médicos trabalhando no município”, diz Cebinho, explicando que a duplicação da UBS Guilherme Navarro, no bairro Santa Tereza, também se tornou uma realidade.
Diante da necessidade de um trabalho focado na saúde preventiva, a Prefeitura implantou quatro academias ao ar livre, espalhadas pelo município, que serão somadas às outras quatro academias ainda em fase de construção.
Pela primeira vez na história, o município também contará com uma unidade móvel de saúde, que deverá ser entregue em breve para atendimento prioritário nas localidades do interior. Hoje, a Prefeitura mantém uma parceria com a Santa Casa de Pedro Osório, a partir do repasse de R$ 35 mil por mês para o pronto atendimento. A Santa Casa agora também conta um gerador de energia próprio e com 13 leitos reformados.
Para ir, vir e estudar
“Temos certeza que o setor da educação progrediu muito. Sempre digo que um dos feitos mais importantes do nosso governo foi o transporte para a cidade de Pelotas”, afirma Cebinho, referindo-se ao sistema implantado onde três ônibus se deslocam diariamente levando estudantes pedroosorienses para a cidade vizinha. O transporte também se dá de forma urbana, rural e intermunicipal. “Muitas pessoas tiveram acesso à cursos de formação por conta desse transporte”. Nesse sistema, uma parte do valor da passagem é subsidiada pelo município e outra pelos estudantes.
Qualificação e valorização dos servidores, além das obras de ampliação de unidades educacionais também se caracterizam como prioridade para a atual administração.
Infraestrutura e obras
É a partir de um trabalho conjunto com a Secretaria de Planejamentos e Projetos, coordenada pela arquiteta Miriam Gonçalves, e a Secretaria de Obras, comandada por Mecling Oertel, que as manutenções de estruturas acontecem em Pedro Osório.
O prefeito afirma que a principal preocupação está relacionada à qualidade das estradas, que somadas chegam a 300 km, atendendo aos moradores das zonas urbana e rural.
O forte trabalho de revestimento e pavimentação das vias públicas também é algo marcante. 52 quadras já foram pavimentadas e a praça Antônio Satte Alam está com 90% de suas obras concluídas, restando implantar bancos, postes de luz e câmeras de monitoramento. “O Centro é de todos e a praça é referência para a cidade”.
A drenagem urbana entra no pacote das ações. Alguns bairros chegam a contar com 800 metros de drenagem, colocando um fim aos problemas de alagamento. No total, Cebinho estima que seja cerca de 6 a 8 mil metros de expansão na drenagem urbana.
As 200 casas populares do Minha Casa Minha Vida, que realizam o sonho da casa própria na comunidade, estão com 95% das unidades entregues.
A pavimentação de 3 mil m² no bairro Paraíso, a efetivação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a avenida José Bonifácio no valor de aproximadamente R$ 1 milhão, a obra do pórtico na entrada da cidade e a pavimentação e urbanização da rua Allan Kardec fazem parte dos próximos projetos de infraestrutura da Prefeitura, aguardando apenas liberações e demais trâmites burocráticos.
Antes do final do ano, a reestruturação do playground da praça Central também será uma prioridade administrativa. Além disso, Pedro Osório contará com uma pista de skate, oriunda de indicação e sobra de recursos da Câmara Municipal de Vereadores.
A mensagem em meio ao último ano de governo
A emoção toma conta quando Cebinho faz menções ao vice-prefeito Octávio de Freitas Torres (In Memoriam), afirmando que não o decepcionou e assegurando o sentimento de dever cumprido neste que é seu último ano como prefeito, após uma gestão que teve início há quase oito anos.
“Senti muito orgulho durante esses últimos anos, tenho sentimento de dever cumprido, mas não sinto exibimento. Estar prefeito de uma cidade é procurar ser o melhor administrador dessa empresa chamada Prefeitura. Deixo aqui meus agradecimentos aos que estiveram nessa administração e a toda população, pois nós governamos para as pessoas, não em benefício próprio. O maior ensinamento disso tudo com certeza é o pensamento de que sempre dá para fazer”.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados