Quinta, 25 de junho de 2026, 10:38h
Home Politica
O prefeito Daniel Raupp (PT) fala de sua gestão na Prefeitura, além de projetos e obras em andamento, garantindo que a crise e o período eleitoral não afetarão aquilo que foi proposto para o mandato. Confira aqui a entrevista:
Jornal Tradição Regional: Como São Lourenço do Sul chega aos 132 anos?
Daniel Raupp: Chega bem, com excelentes perspectivas em todas as áreas. É um município que está bem estruturado na área da saúde, quando a gente percebe toda essa crise. Temos os dois hospitais funcionando, a Santa Casa e o Centro de Saúde São João da Reserva, ambos fazendo investimentos.
Recentemente, iniciamos a traumatologia e estamos em vias de começar a operar a tomografia na Santa Casa, e no mês de maio vamos participar da inauguração da ampliação do Centro de Saúde São João da Reserva. Temos toda a nossa rede de Atenção Básica em Saúde e vamos inaugurar a unidade do bairro Sete de Setembro. Com isso, teremos 100% da área geográfica do município com unidades básicas de saúde.
Além disso, temos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), residência de Psiquiatria, Centro de Odontologia, enfim, neste aspecto estamos caminhando para a média e alta complexidade com especialidades que começam a chegar.
Na área de educação, temos uma rede de excelência nas escolas. As universidades que chegaram tanto de Ensino a Distância (EAD) quanto do presencial, com o campus da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), que está com 200 alunos e perspectiva de ampliação do campus, já que estamos mediando para o prédio da Cooperativa de Arroz, aumentando o número de vagas e de cursos.
Também temos os investimentos em infraestrutura. Já iniciamos algumas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, como o calçamento da [avenida] Moliano Crespo. Nessa semana, foi para licitação o calçamento da [rua] Teodoro Porepp, no bairro Nova Esperança, e já deveria ter iniciado o asfaltamento da avenida, que deve começar na semana que vem. Cerca de R$ 10 milhões foram investidos em drenagens e macro drenagens.
Existem ainda os investimentos em saneamento. Estamos aguardando uma segunda parcela de recursos da Corsan, via Fundo de Gestão Compartilhada, para retomarmos as obras das estações de bombeamento e lagoas de tratamento. São Lourenço do Sul chega aos 132 anos como um dos raros municípios com infraestrutura adequada e com saneamento para não poluirmos nossas águas. Serão cerca de 100 quadras pavimentadas e por onde passa o calçamento já teremos a drenagem.
O setor econômico - comércio, indústria, serviços e turismo – está se diversificando, se potencializando. Temos cada vez mais indústrias de pequeno e médio porte em todos os segmentos e que proporcionam uma perspectiva de crescimento descentralizado, que agora só vai aumentar com a disponibilização da área do Distrito Industrial. O Centro de Convenções colocará a cidade em uma nova dimensão do turismo corporativo, de negócios.
Apostamos muito na cultura e no esporte, com praticamente todas as escolas com quadras esportivas, a maioria delas poliesportivas cobertas, em vários bairros. Há a arena esportiva que está em construção. Um cuidado paisagístico, com a mobilidade, a ambiência do nosso município, a recuperação da praça central, um desenvolvimento social com toda uma estrutura, enfim, um município que cresce, olhando para seu futuro, mas sem deixar de lado a qualidade de vida.
JTR: O que se tem a comemorar e o que se tem a lamentar?
DR: Eu sou um prefeito que tem de agradecer a Deus. Num cenário de imensa dificuldade, estou prefeito nos 132 anos de São Lourenço do Sul, podendo dizer que se conseguiu executar tudo o que foi articulado, projetado, encaminhado em recursos, me dou por satisfeito.
Temos que levar em conta que estamos tratando de um município com 2,7 mil km de estradas municipais para conservar, tem uma realidade urbana, uma realidade rural, que convive com os pescadores na costa da Laguna, com os quilombolas lá na parte mais alta do município, convive com os agricultores familiares e com o agronegócio. Que tem um setor de indústria e comércio, serviços diversificados, e tem também o turismo como terceiro segmento da economia. Conjugar essas diferentes etnias e diversos potenciais naturais é um desafio.
O que eu teria a lamentar é a sempre permanente escassez de recursos próprios. Isso sem dúvida é o maior obstáculo a ser superado pelo município. Ainda somos muito dependentes das transferências governamentais. Quase quintuplicamos o orçamento, mas se tirar o que é captação, o orçamento é de R$ 80 milhões e quase R$ 60 milhões é para a folha de pagamento. O restante são recursos da saúde e educação, ou seja, quase não sobra. Trabalhamos quase que apenas para o pagamento de folha e dependemos muito da captação de recursos.
O que estamos fazendo é criar condições para que, em médio prazo, possamos respirar e o município “ande” de forma própria, com base industrial, turismo o ano inteiro, os setores de comércio e serviços cada vez mais dinâmicos, para resultar em aumento de receita que resulta em arrecadação para São Lourenço.
Mas eu me sinto agradecido pelo que conseguimos realizar e ainda vamos fazer neste ano. A cidade chega aos 132 anos projetando seu horizonte. Sem falsa modéstia, construímos as bases para poder dizer que temos uma excelente perspectiva econômica e social.
JTR: O momento é de crise e período eleitoral. Dá mesmo para fazer essas obras?
DR: Essa é uma das minhas angústias. São obras que vão ter de continuar no próximo mandato, mas eu quero concluir esse [mandato] executando, sem que fique nada para trás.
Queremos retomar as obras do Quartel do Corpo dos Bombeiros que estão paradas, pois a construtora abandonou as obras, entregar as duas escolas do Pró-Infância e construir as pontes do interior. Eu concluo esse mandato com todas essas obras concluídas. Vou executá-las sem olhar o calendário eleitoral. Já queríamos estar com muita coisa concluída, mas não depende só de nós, mas sim das transferências de recursos. Legalmente, não há problemas, pois todos os recursos já estão liberados, então não há perigo de contingenciamento pelo calendário eleitoral. Todos os contratos estão assinados.
JTR: Qual a mensagem para a comunidade neste aniversário
DR: Festejar. Mais uma vez, agradeço a comunidade por me dar o privilégio de estar prefeito nas comemorações dos 132 anos de emancipação política do município que tem um povo formidável, uma geografia fantástica e imensas belezas naturais. Sou muito otimista com o presente e o futuro de São Lourenço do Sul. Não fizemos tudo, há muito para se executar e não se acerta tudo. Sempre digo que quando se acha que está bom, não está bom. Sempre tem algo a fazer, algo a aperfeiçoar. Mas tenho certeza que temos mais acertos do que erros nesta caminhada, então só tenho a agradecer. Sou um apaixonado pelo nosso município, pela nossa gente.
O futuro de São Lourenço é promissor, de otimismo para os anos que vêm pela frente. Também quero convidar a todos para as comemorações dos 132 anos. Eu gostaria de entregar nestas comemorações a nossa praça central reformada, com o chafariz funcionando, mas o calendário de obras não nos permite. Teremos os shows, como tradicionalmente fazemos nos aniversários, para realizarmos uma bela festa.
São Lourenço do Sul é um processo de construção, feito por cada cidadão e por cada prefeito que me antecedeu, e o aniversário serve para celebrar e agradecer. Então, vamos celebrar em conjunto!
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados