Quinta, 25 de junho de 2026, 03:59h




Galerias

Especiais

Jornal Tradição

II Caderno Especial Fenadoce 2019 2019/06

Receitas

Tabule

Assine


Home Politica

Política

20-05-2016

Encontro Regional do Partido Progressista é realizado em Arroio Grande


Foto: JTR

Na noite do dia 14 de maio, no CTG Tropeiros da Querência, em Arroio Grande, foi realizado o Encontro Regional do Partido Progressista (PP) para, dentre outras pautas, reunir lideranças políticas e realizar uma prestação de contas do governo municipal perante a administração (2013/2016) do prefeito Luis Henrique Pereira da Silva.


Na ocasião, Silva afirmou que o sucesso do evento reflete na certeza de estar no caminho certo. “Isso porque não dependemos unicamente de siglas partidárias, mas sim de pessoas. A comunidade, que superlotou esse lugar, é do interior, dos bairros, dos assentamentos, é gente humilde que repara na luta por uma cidade melhor. Isso nos engrandece”.



O prefeito acredita que a mudança de atitude tenha sido o destaque de sua gestão, requisito básico para as diversas realizações registradas até então. “Quando falamos em mudança, prezamos por mudança de atitude, respeitando os recursos públicos e os seus fins. Esse é o caminho”. Silva mostrou-se grato pela participação de autoridades e lideranças políticas, sobretudo, a do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), responsável por inúmeras emendas parlamentares destinadas a Arroio Grande.


“Temos obras em andamento nas ruas, são fatos concretos, é uma realidade. Temos o Centro de Convívio e Apoio ao Idoso, o Complexo Esportivo e trabalhos preventivos nas canalizações. Isso nunca havia sido feito. Estamos reescrevendo a história, através da mudança de atitude”, diz Silva, sobre as ações ao longo dos três anos completos à frente da Prefeitura Municipal.


Apesar da trajetória de vários feitos políticos, Silva é categórico ao reforçar seu caráter sólido na vida pessoal. “Realizamos projetos muito antes de períodos eleitorais. Eu continuo com as mesmas atitudes da época da candidatura. Sou eternamente grato a esse grupo mobilizado de funcionários da Prefeitura, aos secretários e aos cargos de confiança. Tenho a Prefeitura como exclusividade, não tenho bens e continuo sendo a mesma pessoa de antes”, enfatiza.


Em meio a um cenário político nacional incerto e apesar das adversidades, Silva deixa uma mensagem esperançosa à comunidade arroio-grandense: “Acredito nesse país e tenho esperança de que as coisas irão melhorar. Que Deus dê tranquilidade aos produtores que enfrentaram os prejuízos dos últimos tempos. Meus desejos são de esperança, fé e muito trabalho, além de transparência no serviço público sempre”.


O chefe de gabinete e presidente do PP em Arroio Grande, Cláudio D’Ávila, mostrou-se emocionado durante o encontro, pelo partido, pelo prefeito e pela participação ativa da comunidade. “Temos esse trabalho de três anos de governo do competente Henrique, caracterizado por sua transparência e honestidade, um trabalho que o PP sempre pregou na cidade. Em meio a tantas dificuldades, estaduais e nacionais, estamos superando e conseguindo realizar muitas ações”.


D’Ávila também destacou a importante parceria com deputados estaduais e federais na construção do plano de trabalho da administração municipal. “A força dos deputados é muito importante. O Hamm, por exemplo, é o deputado que mais emendas liberou para o município. Hoje, nós agradecemos ainda pela presença de assentamentos e lideranças de outras siglas partidárias, que reconhecem todo esse trabalho”.


Deputado estadual Lara reafirma apoio ao governo municipal


Três vezes secretário de Estado e presidente do PTB/RS, o deputado estadual Luis Augusto Lara demonstrou a satisfação de estar em Arroio Grande, município que, segundo ele, sempre acolheu sua equipe. “Quando fui secretário [estadual] do Turismo pudemos incentivar eventos que aconteceram por aqui. Depois, tivemos a oportunidade de levar cursos profissionalizantes à essa comunidade, quando fui secretário [estadual] do Trabalho. Formamos muitas pessoas através do Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], que infelizmente está parado”. Lara explica que foram mais de 1.000 cursos de qualificação ofertados por ano para Arroio Grande.


“Esse é um momento especial de comemoração das lideranças em torno do Henrique e de seu vice [Iván Antonio Guevara López], que pertence ao nosso partido. Os dois inauguraram a era da transparência na cidade, do respeito ao dinheiro público”, analisa o deputado bageense.


Além de tudo que já foi feito no município, Lara acredita que a pavimentação nas ruas é um dos objetivos ainda a ser perseguido. “Vamos continuar ao lado do prefeito, que possui essa política acima das questões partidárias”, diz.


Em meio aos cortes de repasse e crise econômica que também afeta o Estado, Lara fez uma breve análise sobre o momento atual. “O Estado precisa de uma reformulação, rever melhor seu papel. Muitas coisas no Rio Grande do Sul possuem um custo-benefício que não vale a pena para o cidadão e isso deve ser repensado. É necessário melhorar a saúde, a segurança pública, a educação e algumas questões inegociáveis, como cuidar do abastecimento da água”.


Lara problematizou ainda a relação entre o endividamento e a existência de uma espécie de “bolsa-empresário”. “O governo vive o drama do endividamento e é preciso fazer alguns enfrentamentos. Um exemplo são os benefícios fiscais às grandes empresas. Quase 1/3 de todo o orçamento do Estado se dá na forma desse incentivo. Por vezes, os maiores incentivados são os maiores devedores, isso é uma “bolsa-empresário” e é preciso revê-la”, finaliza.


Deputado federal Afonso Hamm comemora repasses ao município


O deputado federal Afonso Hamm prestigiou o Encontro e avaliou de forma positiva o plano de governo do prefeito Luis Henrique da Silva. “Ele faz uma grande administração. É alguém que vem do povo, que teve dois mandatos de experiência como vereador e dois mandatos como conselheiro tutelar, conhece a profundidade social”, diz.


Com um histórico de trabalho em Brasília, na Câmara dos Deputados, palco de importantes decisões políticas nos últimos tempos, Hamm falou sobre suas percepções após o vice Michel Temer assumir como presidente interino da República, de forma temporária, enquanto o processo de impeachment de Dilma Rousseff é avaliado. “Na época da votação da Câmara trabalhamos na diretriz do PP, pois a maioria queria a permanência da presidente, mas nós queríamos a mudança. E fizemos esse convencimento, através das mobilizações nas ruas. O governo Dilma perdeu credibilidade e confiança, além de fatores como a inflação alta e o elevado índice de desemprego. Temer como presidente interino já fez redução de ministérios, está resgatando a confiança de empresários e da economia internacional”, destaca. O deputado afirma que este é um momento de expectativa positiva, já que seu partido ficou à frente de dois ministérios importantes: o da Saúde, com Ricardo Barros, e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com Blairo Maggi.


Questionado se a mudança nos rumos da política afeta a liberação de recursos aos estados e municípios, Hamm esclarece: “Houve uma redução nas emendas, tivemos cortes e, dentro disso, tivemos que priorizar os municípios aonde temos atuação política e reconhecimento do eleitorado muito forte. Ressalto a importância de retomarmos ao patamar de desenvolvimento, principalmente nas áreas mais críticas, como por exemplo, a saúde”.


Após os intensos períodos de chuva que prejudicaram fortemente as lavouras de produtores da Zona Sul, o deputado esteve reunido com mais de 20 prefeitos da região, a fim de buscar recursos para recuperação de estradas, bueiros, pontes, dentre outros. “Tratamos também com o secretário nacional da Defesa Civil. Vamos ter uma audiência pública para tratar dos prejuízos dos produtores e prorrogar débitos, principalmente de custeio e investimento. Precisamos de autorização do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], queremos parcelamento de cinco anos para o custeio e uma prorrogação de forma que a parcela que venceria agora possa vencer no final do contrato, no ano seguinte”, explica. Hamm tem trabalhado juntamente com a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG) e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande Do Sul  (Farsul), além de sindicatos e associações de produtores.


Na última semana, o deputado, além de se reunir com a Farsul para tratar dos prejuízos da zona rural, também cumpriu agenda na Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para tratar do fechamento total ou parcial dos postos da PRF, que estão sem efetivo policial.


Emendas e obras


“Em momentos de crise é importante ver as obras e os investimentos que estão sendo feitos em Arroio Grande. Sou um deputado parceiro do município. Anunciamos novos recursos, empenhamos uma emenda no valor de R$ 300 mil para Arroio Grande, já entregamos o empenho de R$ 132 mil para a área da saúde de Morro Redondo, além de cerca de R$ 100 mil para a saúde de Cerrito, sem contar as várias outras cidades beneficiadas”, sintetiza Hamm, sobre as emendas parlamentares mais recentes liberadas aos municípios da região. Segundo o deputado, nos últimos anos, já foram empenhados R$ 2,5 milhões para apoio direto às obras de pavimentações e infraestrutura, e aos setores da saúde dos municípios.


O deputado finalizou sua fala ressaltando o trabalho exemplar da administração municipal. “Há muita coisa sendo feita em Arroio Grande. Temos o Centro do Idoso, que em breve será inaugurado, o Complexo Esportivo, com o campo municipal, que é um sonho da comunidade. Além disso, já são mais de 7 mil metros de canalizações nas ruas, terminando com o esgoto a céu aberto. O prefeito está ainda adquirindo uma fábrica de processamento de bueiros, multiplicando a capacidade de produção”, disse, completando: “Temos tratado com muito carinho toda a Zona Sul e com responsabilidade aumentada por ser o único deputado titular em condição de deputado federal com mandato”.


Redator: Tradição Regional



Encontro Regional do Partido Progressista é realizado em Arroio Grande


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Encontro Regional do Partido Progressista é realizado em Arroio Grande





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Encontro Regional do Partido Progressista é realizado em Arroio Grande


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados