Quarta, 24 de junho de 2026, 10:03h
Home Politica
A Câmara de Vereadores de São Lourenço do Sul tem nova mudança em bancadas e deverá ter um terceiro presidente neste ano. É que, na última semana, a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul julgou a ação do PSB que pedia o cargo na Câmara, assumido em fevereiro por Paulinho Pereira (PSBD), após a morte do vereador e então presidente da Casa, Lourenço Crespo (PTB).
Paulinho foi eleito como primeiro suplente pela coligação PTB/PSB nas eleições de 2012, mas saiu do PSB e foi para o PSDB. Com a morte de Crespo, ele foi empossado, se candidatou a presidente e foi eleito. Porém, o PSB entrou com um recurso judicial pedindo o cargo ao partido, obtendo vitória no procedimento. Desta forma, assumirá o cargo o segundo suplente da coligação, Lauro Lopes.
No entanto, Lopes também deixou o PSB e foi para o PDT, partido que, desta forma, voltará a ter bancada no legislativo. Apesar da situação de Lopes ser a mesma de Paulinho (entendida como infidelidade partidária), ele precisa primeiramente assumir para só depois haver alguma ação pedindo seu cargo. Mesmo que o PSB entre com recurso judicial, a questão não dificilmente terá julgamento até o final do mandato, já que a Justiça Eleitoral estará focada nas eleições municipais.
O diretor da Câmara, Jorge Luís Centeno Quevedo, diz que até a terça-feira (12), o legislativo ainda não havia recebido a notificação da Justiça Eleitoral, portanto, ainda seria necessário esperá-la para colocar em prática as alterações. Assim, a sessão da segunda-feira (11) ainda foi presidida por Paulinho Pereira. “Assim que recebermos a notificação, vamos convocar Lauro Lopes para assumir o cargo e faremos o comunicado para a eleição da presidência, que deverá ser na próxima sessão [na segunda-feira (18)]”, explica o diretor geral da Câmara.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados