Quarta, 24 de junho de 2026, 07:54h
Home Politica
Durante a sessão realizada na segunda-feira (18), foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nestor Karnopp (PP). Dos 11 vereadores, ele recebeu votos de seis, enquanto os votos dos outros cinco foram em branco.
Karnopp assumiu o cargo que era do vereador Paulinho Pereira (PSBD). Ele deixou a Câmara na semana passada, após a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul julgar ação do PSB que pedia o cargo na Câmara e que foi assumido em fevereiro por Paulinho, após a morte do vereador e então presidente da Casa, Lourenço Crespo (PTB).
Paulinho foi eleito primeiro suplente pela coligação PTB/PSB nas eleições de 2012, mas saiu do PSB e foi para o PSDB. Com a morte de Crespo, ele foi empossado, se candidatou a presidente e foi eleito. Porém, o PSB entrou com recurso judicial pedindo o cargo ao partido e venceu no início deste mês. No dia 14, Lauro Lopes assumiu a vaga deixada por Paulinho. Lauro também foi eleito suplente pela coligação PTB/PSB, mas mudou de partido e agora reabre a bancada do PDT na Câmara.
Como manda o regimento da Câmara, a eleição para presidente deve ocorrer na sessão seguinte à vacância do cargo, por isso, o legislativo recebeu a notificação da Justiça Eleitoral para dar posse ao novo vereador e fazer a eleição na sessão da segunda-feira. Após a eleição de Karnopp, o vereador Luiz Weber (PT) renunciou ao cargo de vice-presidente. Dessa forma, a Câmara fará eleição na próxima sessão, na segunda-feira (25). O 1º e o 2º secretários, Júnior Gehling (PTB) e Ronei Schmalfuss (PT), respectivamente, seguem nos cargos.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados