Ter�a, 23 de junho de 2026, 06:52h




Galerias

Especiais

Jornal Tradição

II Caderno Especial Fenadoce 2019 2019/06

Receitas

Tabule

Assine


Home Politica

Política

21-10-2016

Vereadores eleitos de Jaguarão falam sobre suas expectativas para 2017


Nesta semana, o JTR conversou com os vereadores eleitos em Jaguarão, que representarão a população na Câmara Municipal de Vereadores a partir de 2017. Além de apresentar um breve perfil, os nove vereadores eleitos falaram sobre suas expectativas diante do novo desafio.


Neste ano, o vereador mais votado foi Rogério Medeiros, do PSB, reeleito com 1.206 votos. Além de Rogerinho, dos vereadores que compõem atualmente o legislativo seguirão na Câmara o vereador do PP, Renato Baucke, e os vereadores do PT, Miriam Coelho e Oberte Paiva.



O atual vereador Antônio Carlos Marques (PP) não disputou o pleito neste ano. Já os vereadores Ariom Moreno (PT) e Orlando Coelho (PSDB) estiveram mais uma vez na disputa, porém não atingiram os votos necessários. A atual presidente da Câmara, Roseli Calvetti (PT), concorreu como candidata à vice-prefeita e o vereador Fávio Telis (PMDB) foi eleito prefeito de Jaguarão.


Saiba mais sobre os vereadores eleitos:


Enio Rigatti (PMDB)


Enio Rigatti, de 58 anos, é médico veterinário e morador do Centro da cidade. Atualmente, é chefe e inspetor veterinário da Inspetoria de Defesa e Agropecuária de Jaguarão. Já concorreu quatro vezes a uma vaga na Câmara de Vereadores e esse será o seu terceiro mandato como vereador.


Seu primeiro mandato foi em 2000, sendo que em 2001 se licenciou para ser secretário Municipal de Agricultura. No ano de 2002 deixou a Secretaria para, então, assumir o cargo de coordenador da Coordenadoria Regional da Secretaria de Agricultura, com sede em Pelotas. Em 2008, Enio assumiu seu segundo mandato no legislativo, cumprindo os quatro anos como vereador. Em 2012, ele concorreu a vice-prefeito de Jaguarão.


Sobre o trabalho no executivo, Enio destaca ainda que em 1991 atuou como dirigente da equipe de fomento agropecuário da Prefeitura e em dois momentos atuou como secretário de Agricultura (2001-2002 e 2007-2008).


Em relação às suas expectativas a partir de 2017, ele destaca o trabalho que é próprio do cargo, que será de fiscalizar e legislar, com a finalidade de colaborar com a gestão municipal, propiciando à comunidade mais qualidade de vida. Ele ainda ressalta que entre suas bandeiras está a garantia dos direitos da população e relembra seu lema de campanha, que visa trabalhar com seriedade no campo e na cidade. “Minha grande expectativa será de desenvolver junto à população jaguarense um bom trabalho, com garra e efetividade, pois minhas experiências nestes longos anos de trânsito público, em esferas diferentes, trazem a contribuição para eu ter a capacidade de oferecer um trabalho virtuoso, honesto e com honradez”. Enio Rigatti foi eleito com 495 votos.


Fred Nunes (PSB)


Fred Luiz Tavares Nunes, de 36 anos, é oficial de Justiça, avaliador federal, e morador do Centro da cidade. Essa é a segunda vez que assumirá uma cadeira na Câmara de Vereadores. A primeira vez foi no ano de 2005, pelo Partido dos Trabalhadores.


Já concorreu ao cargo de vereador três vezes, nos anos de 2000, 2004 e 2016. De 2009 a 2012 atuou como vice-prefeito de Jaguarão, na época filiado ao PT. Em 2012, concorreu a prefeito de Jaguarão, pelo PSB. 


Sobre o próximo mandato, Fred destaca que sua expectativa e disposição é desenvolver um trabalho voltado à garantia dos direitos sociais dos cidadãos, sem se furtar do trabalho de fiscalização e de orientação junto ao executivo municipal, bem como de promover o debate de temas importantes na atual conjuntura de crise econômica e política que o país atravessa. Nesta eleição, Fred foi o terceiro vereador mais votado, com 880 votos.


Jana Lameiro (PT)


Janaína Martins Lameiro, de 30 anos, é auxiliar em Saúde Bucal e, atualmente, também trabalha na secretaria Municipal de Saúde, no setor de exames e consultas. Moradora do bairro Indianópolis, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereadora neste ano, sendo eleita com 387 votos. 


Conforme Jana, sua expectativa é de fazer um mandato diferenciado. “Vou fazer uma oposição forte, mas consciente. Vou cobrar que as obras do mandato do PT continuem para melhoria da cidade. Meu mandato vai ser sempre em prol da população jaguarense, escutando as pessoas e buscando soluções para seus problemas”, destacou.


Jorge Tormes (PDT) 


Jorge Newton Tormes Echevengua, de 55 anos, é comerciário e morador do bairro Vencato. Nesta eleição concorreu pela quarta vez a uma vaga no legislativo, sendo eleito com 487 votos. Em 2015, ocupou temporariamente uma cadeira na Câmara de Vereadores, como suplente pelo Partido Progressista. De 2013 até o início de 2016 atuou como secretário municipal de Serviços Urbanos.


Sobre suas expectativas para 2017 Tormes diz que está motivado e preparado para fazer um trabalho qualificado visando o desenvolvimento de Jaguarão. “Como vereador vou fiscalizar e legislar e quero dar uma atenção especial ao tema da infraestrutura da cidade e também para o esporte e o lazer. Quero manter um diálogo frequente com os bairros e estar próximo da população jaguarense para assim saber suas reais necessidades e poder então contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas”, afirma.


O vereador salienta ainda que irá fazer oposição ao governo municipal, porém uma oposição consciente, aprovando o que for bom para comunidade. “Meu objetivo é colaborar com o crescimento de Jaguarão. Serei oposição, mas o bem da cidade está acima. Vou fiscalizar e cobrar, mas também serei um parceiro para todas as ações que forem beneficiar o povo de Jaguarão”, finaliza.


Luiz Veleda (PMDB)


Luiz Carlos Goulart Veleda, de 44 anos, é agente comunitário de Saúde e morador da Vila Branca. Nesta eleição concorreu pela segunda vez a uma vaga no legislativo e a partir de 2017 assumirá seu primeiro mandato, conquistado com 416 votos. 


Sobre seu trabalho como vereador, Veleda destaca que suas expectativas são as melhores possíveis. “Depois de fazer uma campanha realizada com base no diálogo feito na forma do ‘corpo a corpo’, ‘olho no olho’, a maior expectativa deste mandato está em fazer um trabalho justo e honesto para que as pessoas voltem a confiar mais na política e nos políticos. Não foi fácil ouvir e sentir o descrédito das pessoas quando me apresentava como candidato. Alguns ainda me diziam, ‘não faça isso, tu és um bom rapaz e vais te perder neste meio’. De minha parte eu ouvia e justificava que estar neste meio é também promover o esperado grito daqueles inconformados, porém silenciosos. Tenho a honra em dizer que nos últimos 11 anos, como cidadão, eu participei de quase todas as ações dos últimos governos em nosso município. Acredito que este foi o fator principal que fez com que essas pessoas me dessem esta oportunidade de representá-las no poder legislativo”, destaca.


Quanto à efetividade do trabalho a ser realizado, além das atribuições naturais do cargo, Veleda afirma que pretende fortalecer a proposta do exercício de uma representatividade, sendo de fato uma referência para as pessoas. “Pretendo trabalhar junto às ações do governo, propondo a implementação de políticas públicas que venham a gerar o fortalecimento de todos os indivíduos que fazem parte de um núcleo familiar. Acredito que o cidadão formado e profissionalizado se torna emancipado, livre, propriedade de si mesmo e, neste sentido, com maiores possibilidades de protagonizar junto com o governo o desenvolvimento da nossa querida Jaguarão”, finaliza. 


Miriam Coelho (PT)


Miriam Coelho, DE 45 anos, é professora e moradora do bairro Sagrada Família. Foi reeleita neste ano com 506 votos. Essa foi a segunda eleição em que concorreu a vereadora. No executivo municipal já atuou, em 2010, como assessora de secretário, na Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos. 


Sobre as expectativas para o próximo mandato, Miriam diz que pretende desempenhar um trabalho ainda mais qualificado. “Quero continuar fazendo a boa política, priorizando estar próxima das pessoas. Seguirei cumprindo com minha atribuição de legislar, fiscalizar e lutar pelo bem comum de todos, com responsabilidade e comprometimento”, observa. 


A vereadora ainda destaca que pretende dar sequência às ações que desenvolveu no legislativo nos últimos quatro anos. “Tenho como objetivo ampliar o projeto do Gabinete Móvel para continuar contribuindo com a nossa comunidade e colocando o meu mandato à disposição dos moradores, fortalecendo cada vez mais a proximidade com as pessoas, levando informação, ouvindo sugestões e críticas sobre a localidade em que residem e encaminhando-as aos órgãos competentes. Também darei continuidade às pautas de políticas públicas para as mulheres, famílias, crianças e adolescentes, educação especial, assistência social e segurança”.


Oberte Paiva (PT)  


Oberte da Silva Paiva, de 44 anos, é cabeleireiro e morador do bairro Kennedy. Assumirá seu terceiro mandato consecutivo. Nessa terceira disputa ao legislativo, foi reeleito com 381 votos. 


De acordo com o vereador, as expectativas para 2017 são grandes.  “Jaguarão terá um novo governo e esperamos que as promessas da campanha eleitoral sejam concretizadas”, observa. 


Ainda conforme Oberte, entre suas metas para o próximo mandato está a criação de programas de conscientização sobre o lixo e o Rio Jaguarão. “Outro tema importante que quero trabalhar é o fortalecimento da Unipampa, uma das maiores conquistas do nosso município e que corre o risco de fechar as portas, além é claro de estar mais próximo dos bairros e das pessoas, desenvolvendo projetos articulados com a comunidade”, finaliza.


Renato Baucke (PP)


Renato Luiz Baucke, de 59 anos, é médico e reside no Centro da cidade. A partir de 2017 assumirá seu quinto mandato consecutivo na Câmara de Vereadores. Nesta eleição foi o segundo vereador mais votado, com um total de 1.098 votos.


Segundo Baucke, ele irá manter um mandato com respeito, conciliador e ético, fiscalizando o executivo com responsabilidade para que o bem comum possa ser contemplado. Ele destaca que estará alicerçado nos princípios progressistas da solidariedade, justiça, pluralismo de ideias e respeito à dignidade humana para que possa contribuir com a melhoria da qualidade de vida no município.


O vereador ainda pretende manter uma política articulada com os deputados estaduais, federais e com a senadora de seu partido, na busca de emendas parlamentares para contemplar ações nas áreas especialmente da saúde, educação e infraestrutura. “Quero assegurar a harmonia no legislativo, com uma mesa pluripartidária, respeitando os votos de cada partido representado nesta legislatura. Na oportunidade agradeço, com muita emoção, cada voto que me foi confiado. Agradeço à minha família, a Deus e que ele nos abençoe neste mandato”, finaliza.


Rogerinho (PSB)


Rogério Medeiros de Ávila, de 33 anos, é empresário e morador do bairro Vencato. A partir de 2017 assumirá seu segundo mandato como vereador. A primeira vez que concorreu foi em 2012, quando foi eleito com 365 votos. Na eleição deste ano foi reeleito com 1.206 votos, sendo o vereador mais votado. 


Sobre as expectativas para o próximo mandato, Rogerinho acredita que a experiência adquirida ao longo de quatro anos na Câmara será um diferencial positivo. “Meu objetivo é trabalhar ainda mais. A experiência do primeiro mandato será importante para desenvolver um trabalho mais qualificado nas próprias comissões da Câmara, e também para dar sequência à atuação junto aos bairros do município, lutando por políticas públicas que dialoguem com a necessidade das pessoas”, diz. 


Sobre uma de suas principais bandeiras, ele afirma que seguirá lutando pela área da saúde, buscando sempre a aproximação do mandato com os moradores dos diversos bairros.


Redator: Tradição Regional



Vereadores eleitos de Jaguarão falam sobre suas expectativas para 2017


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Vereadores eleitos de Jaguarão falam sobre suas expectativas para 2017





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Vereadores eleitos de Jaguarão falam sobre suas expectativas para 2017


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados