Segunda, 22 de junho de 2026, 10:52h
Home Politica
Nesta edição, o JTR entrevista a prefeita eleita pelo terceiro mandato para administrar o município de Turuçu, na gestão 2017/2020. Selmira Milech Fehrenbach, conta quais serão suas ações emergenciais à frente da Prefeitura, fala sobre os principais problemas do município, transição, como irá se constituir o novo secretariado e quais as suas expectativas em relação aos próximos quatro anos de mandato.
Também mostramos o perfil da administradora, o que pensa, sua experiência profissional, política e pessoal.
Na próxima edição: Prefeito eleito de Cerrito, Douglas Rodrigues da Silveira (PP)
Quem é Selmira Milech Fehrenbach?
Eleita com 1.488 votos, 49,62% dos votos válidos, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Selmira Milech Fehrenbach, de 58 anos, é empresária e produtora rural. Na sua trajetória política possui dois mandatos de prefeita do município (2001-2004 e 2005-2008). Foi presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) em 2006 e do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede Sul), por duas gestões (2008/2009 e 2010/2011). Foi ainda, assessora parlamentar e coordenadora regional do Sistema Nacional de Emprego/Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (Sine/FGTAS). Possui fornação superior em Estudos Sociais e História. Viúva, possui os filhos Jozeano Fehrenbach, de 40 anos e Juliana Fehrenbach Coitinho, 34. Possui duas netas, uma de três e a outra de 1 ano.
Com a segurança de quem conhece bem o município em que vive desde menina, ajudou a emancipar e administrou por oito anos, a nova prefeita está otimista em relação ao encaminhamento da solução das principais demandas da população turuçuense. “Sempre fui uma pessoa otimista, pois sempre pude contar com a confiança das pessoas no meu trabalho, desde o tempo em que atuei como comerciante, na área da construção civil”. Ela ressalta que em seus oito anos de governo foi feito um bom trabalho, sempre pensando no bem estar da comunidade, baseado na confiança e na credibilidade. “Mesmo quando saí da prefeitura, continuei tendo um excelente relacionamento com a comunidade”, acrescenta.
A prefeita acredita que receberá o apoio necessário, especialmente da Câmara de Vereadores, para aprovar seus projetos e realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento do município. Para isso, deve contar com uma equipe de secretários, já anunciados pela prefeita, e que segundo ela, foram convidados a partir do critério técnico, de conhecimento da área para que foram designados. “Eu sempre fiz uma administração técnica, voltada para a boa política e com vistas ao desenvolvimento do município”, ressalta.
Na secretaria de Administração e Finanças, a prefeita nomeou Renato Zanol; Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, Renata Coelho; Educação, Cultura, Esporte e Lazer, José Conceição e na Agricultura, Obras e Urbanismo, Marcelo Pollnow. “Não temos como criar mais ou desmembrar as secretarias, mas cada um dos setores terá um responsável com conhecimento técnico, que irá se encarregar da realização dos projetos específicos de cada área”, garante.
Mas entre os projetos emergenciais para a prefeita, o melhoramento da água potável à população está em primeiro lugar. “A atual Estação de Tratamento de Água (ETA) foi construída na nossa época e depois disso não recebeu mais nenhum investimento”, desabafa. Manutenção do motor, limpeza dos tanques e caixa dágua segundo a prefeita são ações que devem ser tomadas imediatamente. Ela também salienta que deve ser feito estudo para determinar uma nova forma de gerenciamento do sistema, que atualmente é de total responsabilidade da prefeitura. Segundo ela, além da grande inadimplência, o valor arrecadado não paga a manutenção de todo o sistema.
Ela também considera como prioritária a geração de empregos no município, além de um trabalho forte para o desenvolvimento da agricultura através das agroindústrias, que têm bastante força no município. “Queremos buscar novas alternativas para a zona rural, como o cultivo da batata-doce, por exemplo, além de dar continuidade ao projeto de melhoramento da pimenta e do morango”, afirma.
Quanto à batata-doce, ela salienta que o produtor pode aproveitar a “onda fitness” que incentiva o consumo do produto e ampliar produção e comercialização. “Para isso, queremos contar com nossos parceiros como Embrapa, Emater e universidades para a realização de seminários e estudos a fim de conhecer melhor o produto”, diz.
Quanto às festas do Morango e da Pimenta, num primeiro momento terão seu formato mantido, de duas festas separadas, no mesmo ano, diz. Segundo ela, a prefeitura vai buscar uma forma de incentivar a produção da pimenta e a realização das festas será uma questão a ser decidida no futuro e em conjunto com a comunidade.
Apesar da crise por que passam os municípios, Estado e País, a prefeita tem grandes expectativas para 2017 de que a crise irá trazer o incentivo para se refletir o futuro. “Gostaria que toda a região se voltasse à coletividade, deixando de lado o individualismo e se abraçasse nos grandes projetos coletivos para que sejam reduzidas as diferenças entre a população e os municípios”,ressalta. Segundo ela, é preciso aprender com a crise e valorizar o lado bom quando se passou por um momento ruim e o cenário agora é de desafios.
Confira algumas das prioridades da prefeita:
Saúde:
- Abertura dos postos de saúde pelo menos uma hora antes do início do atendimento;
- Ampliar o atendimento de dentistas e exames especializados como eletrocardiograma e ultrassonografia, além dos atendimentos de fisioterapia.
Educação:
- Capacitação de profissionais (professores e funcionários);
- Implantar a língua pomerana nas escolas.
Segurança:
- Encaminhar pedido para implantação de um posto da Polícia Civil no município;
- Em parceria com a Brigada Militar, implantar câmeras de monitoramento, em locais estratégicos, inclusive no interior do município.
Infraestrutura:
- Melhoramento no sistema de água potável do município;
- Encaminhar a solução para dois pontos específicos da BR-116 em que a tubulação tem diâmetro menor do que a da cidade, para evitar as enchentes;
- Abrir licitação para um novo prédio à prefeitura.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados