Segunda, 22 de junho de 2026, 10:40h
Home Politica
No domingo (1º), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores a sessão solene de instalação de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos. A partir das 18h, a solenidade teve início sob a presidência do vereador Ronaldo da Costa Madruga (PP), o mais votado no pleito de 2016. Estiveram presentes os vereadores eleitos e reeleitos para a legislatura de 2017/2020: Jaime Iran Fernandes Lucas (reeleito), bancada do PMDB; Mateus Oliveira Garcia (eleito); Wilson da Rosa Lucas (eleito), bancada do PDT; Sidinei Peters Calderipe (eleito); Fabrício Alves da Costa (eleito), bancada do PSB; Renato Rodrigues (reeleito); Adão Martinho Pacheco Santos (eleito), bancada do PSDB; e Gilson Alves Rodrigues (eleito), bancada do PT.
Posse dos vereadores
No início da solenidade foram convidados a compor a mesa o até então prefeito José Felipe da Feira, o prefeito eleito, José (Zé) Antônio Duarte Rosa, e o vice, Jackson Luiz Fagundes Cabral, além de Lizia Cardoso Rodrigues, representando o Poder Judiciário, Paulo Ricardo Javiel Rezende, representando a Secretaria Estadual de Educação, e o tenente Luciano Prestes Viana, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Também foi registrada a presença de Nilo Roberto Leon Barão, representando o deputado federal Afonso Hamm. Após os trâmites regimentais, os vereadores, em posição de respeito, com o braço direito erguido, concordaram com o compromisso de posse.
Posteriormente, houve o processo de votação da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018. Foi protocolada na Casa Legislativa uma única chapa com a seguinte composição: presidente Jaime Iran Fernandes Lucas, vice-presidente Renato Rodrigues, 1º secretário Mateus Oliveira Garcia, e 2º secretário Gilson Alves Rodrigues. A chapa teve nove votos a favor, sendo eleita por unanimidade.
O prefeito Zé Antônio Rosa, em seu pronunciamento, disse que almeja um governo em que cada um dos pinheirenses possa ter orgulho de morar no município, que por já ter sido vereador tem muito respeito pela Casa Legislativa, e que ele e seu vice estarão abertos ao diálogo.
Posse do prefeito e vice
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa Legislativa eleito na sessão, vereador Jaime Lucas, que, após as suas considerações iniciais, solicitou a entrega dos diplomas e declaração de bens, as quais foram rubricadas por ele. Foi lido o compromisso, sendo confirmado pelo prefeito e vice. Após o ato, Lucas declarou Zé Antônio e Cabral empossados para a gestão 2017/2020.
Ex-prefeito
José Felipe da Feira, prefeito na gestão 2013/2016, registrou em seu pronunciamento um resumo de todas as ações realizadas desde que assumiu a Prefeitura, em 1º de janeiro de 2013 até o dia 31 de dezembro de 2016. Ele diz que deixa de ser prefeito municipal, mas que continua sendo cidadão do município.
Gestão eleita
Cabral agradeceu a presença de todos, mencionou a importância da família e disse ter muito orgulho de tomar posse do cargo, juntamente com o prefeito, e que ambos governarão com união, justiça e trabalho.
Zé Antônio se dirigiu a todos os presentes, agradecendo a presença e mencionando a determinação e coragem que herdou de seus pais, de seus colegas e professores em sua jornada de vida. Emocionado, prosseguiu dizendo que o momento é de união, e que só assim será feita uma boa administração. Em suas considerações finais, ele também mencionou que a participação da Câmara de Vereadores, do Judiciário e da Promotoria serão essenciais ao governo.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados