Segunda, 22 de junho de 2026, 09:36h
Home Politica
O desejo do prefeito Mauro Nolasco de construir uma boa base aliada na Câmara Municipal de Vereadores não se realizou. O intento era um dos motivos de preocupação do chefe do executivo leonense, que não desistiu até as últimas horas antes da realização da votação e posse da Mesa Diretora da Câmara, ocorrida no domingo (1º), na sede II, do Sindicato dos Municipários de Capão do Leão.
Após o resultado das eleições em outubro de 2016, os seis partidos que compunham a nona legislatura da Câmara se articularam em busca do comando do parlamento municipal, com a oposição formada pelo PMDB, REDE, PSB, e com apoio do vereador Emerson Brito, formalizando em cartório um documento de comprometimento à eleição de Brito, e de rodízio entre os cargos da Mesa Diretora. Na dança das cadeiras, o PT - que possui três cadeiras - se uniu ao PDT - com uma cadeira -, e ao PTB - que conquistou duas cadeiras e acabou se dividindo. A esperança do PT era trazer para sua base aliada o PSB, que elegeu um vereador, e embora o vereador Fernando “Tirinha” tivesse assinado o documento, havia expectativa de que ele mudaria de opinião, o que não ocorreu. Desde então, o PSB passou a ser o centro das atenções da situação e oposição para a formação da Mesa da Câmara para 2017.
Dois nomes concorriam à presidência do legislativo: o vereador Marco Aurélio, apoiado pela bancada do PT, PDT e por um vereador do PTB, e o vereador Emerson Brito, do PTB, com apoio da REDE, do PMDB e PSB. Passava das 19h quando as atividades do legislativo tiveram início sob a presidência do vereador Chiquinho da Silveira, que conduziu os trabalhos da instalação da nona legislatura, de 2017 a 2020.
Resultado da votação
O vereador Emerson Brito venceu seu oponente, vereador Marco Aurélio, por seis votos a cinco, e assumiu a presidência da Câmara. O vice-presidente foi o vereador peemedebista Renato Miranda. Para secretário da Mesa foi eleito o vereador Deivid Martins, que disputava o cargo com o vereador do PSB, Fernando Tirinha, que votou contra ele mesmo, causando indignação na população que assistia atenta aos resultados.
Despedida
O ex-prefeito Cláudio Vitória se despediu do comando da Prefeitura. “Fica, sim, um sentimento de dever cumprido apenas parcialmente, pois muitas das nossas aspirações nos últimos quatro anos esbarraram em trâmites nem sempre favoráveis à vontade de fazer acontecer em favor do todo, do coletivo, mas levamos a certeza de em tudo termos colocado o nosso melhor, alicerçado no espírito público da solidariedade para com as necessidades da população”, disse.
Nova gestão
A primeira mulher a assumir um cargo no executivo municipal, a vice-prefeita Gilciane Baldassari, fez um breve relato sobre a luta histórica do PT no município. Além disso, solicitou aos vereadores eleitos apoio aos projetos, ao invés de tentarem inviabilizar as ações do governo municipal.
Já o prefeito Mauro Nolasco disse que as adversidades que virão pela frente lhes darão coragem de trabalhar pela comunidade, e embora tenha apoiado para presidente do legislativo o vereador Marco Aurélio, o chefe do executivo leonense pediu união à Câmara, e disse que sempre manterá um bom diálogo, onde permaneceu como vereador por quatro mandatos. Além disso, Nolasco disse que em seu governo ampliará as discussões políticas com entidades de classe, conselhos municipais e comunidade. Em relação à escolha de nomes do primeiro escalão de governo, o prefeito afirmou optar por um secretariado formado em sua maioria por jovens, “pois são eles os futuros administradores municipais”.
Secretariado
Secretário de Governo: Crístoni de Melo Costa
Assessoria de Comunicação: Cristiane Magalhães
Secretário Municipal de Administração: Igor Porto Vianna
Secretário Municipal de Finanças: Jerri Rogério de Vasconcelos Madruga
Diretor de Serviços de Arrecadação Tributário e Cadastro Imobiliário: Felipe Zanusso Medeiros
Diretor de Compras: Hailton Jyan Kruger da Silva
Secretário de Obras Urbanismo e Meio Ambiente: Cléder Martins Porto
Administrador do bairro Jardim América: Mara Gislaine Vaz Porto/Talita Marini Brondelli
Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio: Claudionor Cardoso de Almeida
Chefe de Serviço de Produção Agrícola: Luis Henrique Gomes Bandeira
Secretário de Educação, Cultura e Desporto: Mara Eliane Lontenchlager
Diretor de Transporte Escolar: Renato Pires Póvoa
Diretor de Cultura, Desporto e Turismo: José Éverson da Silva Silveira
Supervisor Administrativo: Bruno Beskow Aquino
Secretaria Municipal de Saúde: Jaques Vagner Soares Boeno
Diretor do Departamento de Saúde Mental: Noeli Afonso Aires
Diretor de Planejamento da SMS: Wolke Luiz Aliandro Rodrigues
Chefe de Serviço da Unidade Básica de Saúde: Claudemir de Souza Martins/Thulian Lenon Campos Ferreira
Assessor da Farmácia Municipal: Breno Eduardo dos Santos Furtado
Secretário de Cidadania e Assistência Social: Mariglei dos Santos Argiles
Diretor de Cidadania e Assistência Social: Douglas Santos Ferreira
Primeiras ações
Desde o primeiro dia o grupo gestor vem desenvolvendo ações, acompanhadas pelo prefeito e vice. Na segunda-feira (2), Mauro e Gilciane deram início à intensa agenda que começou com uma reunião com representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para averiguar possibilidades de financiamentos e resolver as pendências, visando verbas para realização dos projetos. Neste sentido, um dos desafios da atual gestão é administrar a situação do município junto ao Cadin - Cadastro Informativo Municipal, assim como no CAUC - Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.
Ainda na segunda, o prefeito fez questão de acompanhar a primeira sessão representativa da Câmara Municipal de Vereadores. Ao longo da semana ocorreram diversas reuniões, como exemplo a dos representantes da Corsan, para reforçar a necessidade de garantir o abastecimento de água no município.
Outro encontro se deu com a Comissão da federalização da BR-392, para dar continuidade ao projeto que prevê reparos e qualificação da estrada, tais como as obras da rótula, da ciclovia, iluminação e colocação dos redutores de velocidade. Na ocasião, além do prefeito e da vice, estiveram presentes o futuro reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, o chefe administrativo da Embrapa Clima Temperado, José Vianna, e Tonilar Afonso, representando a AsuFPel.
Entre as prioridades das ações, está a qualificação do atendimento na área da saúde, infraestrutura e educação que, como exemplo, na primeira semana de gestão, constituiu uma equipe de reparos para manutenção das escolas e deu posse a 13 diretores e vices das escolas municipais. Na área administrativa, Mauro destaca que a proposta é promover o diálogo com os servidores, assim como, nas finanças, rever gastos, custos, conter despesas e buscar recursos.
Além dessas ações, o governo está voltado para o pagamento do terço das férias e da folha em dia. Segundo o prefeito, “este será um governo facilitador, de orientação. Quando necessário agiremos com rigor na busca de soluções para os possíveis problemas”.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados