Segunda, 22 de junho de 2026, 06:40h




Galerias

Especiais

Jornal Tradição

II Caderno Especial Fenadoce 2019 2019/06

Receitas

Tabule

Assine


Home Politica

Política

13-01-2017

JTR Entrevista: Prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas (PSDB) 


Foto: JTR

Quem é Paula Schild Mascarenhas?


Eleita com 112.358 votos, 59,86% dos votos válidos, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), aos 46 anos, Paula Schild Mascarenhas, é a primeira mulher a ser eleita prefeita de Pelotas. Pelotense, solteira, é professora de Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e foi vice-prefeita no governo Eduardo Leite, quando participou ativamente do governo, envolvendo-se diretamente em todas as questões. Foi assessora na Assembleia Legislativa do Estado do deputado estadual Bernardo de Souza e, posteriormente, sua chefe de gabinete quando assumiu a Prefeitura de Pelotas.



Pelotas está desde o dia 1º de janeiro sob a administração de uma mulher. A professora universitária e vice-prefeita no governo de Eduardo Leite, Paula Mascarenhas, foi eleita no primeiro turno, o que veio confirmar, além do seu carisma, a aprovação do governo da qual foi vice-prefeita e a maior preferência popular da história do município. 


Os primeiros 12 dias, segundo ela, foram de trabalho intenso com jornadas superiores a 12 horas, necessárias para consolidar ações como mudanças na equipe, projeto de reforma administrativa com a reestruturação e criação de secretarias, para, finalmente, no dia 12, se reunir com o novo secretariado e definir o plano de trabalho, as prioridades de cada secretaria e o que é esperado de cada um dos secretários.


Segundo ela, seu governo tem como meta principal consolidar cada vez mais Pelotas como uma cidade a serviço das pessoas. Por isso, um dos primeiros atos, na primeira semana de governo, foi a realização de café da manhã com patroleiros e operadores de retroescavadeiras das Secretarias de Desenvolvimento Rural e Serviços Urbanos. “Eu os ouvi e pedi ajuda, pois são eles que estão na ponta e que se relacionam com a comunidade”, diz.


Essa experiência deve ser repetida em outros cafés da manhã e pelo menos uma vez por mês. Ela já planeja o próximo encontro, que deverá ser com as recepcionistas dos postos de saúde. “Ninguém faz nada sozinho, preciso de todos para cumprir nossas metas, que serão sustentadas nos pilares e com capricho e carinho com o cidadão”, assegura.


Em relação à situação financeira do município, a prefeita ressalta que o governo anterior foi pautado numa gestão administrativa e financeira, o que proporcionou uma passagem muito tranquila, com um saldo de R$ 3 milhões em caixa, que irão dar conta do que ficou pendente. “Recebi uma Prefeitura sem dívidas, equilibrada, com salários em dia, 13º em dia, restando concluir o pagamento de fornecedores, o que será cumprido rigorosamente”, assegura.


Ela prevê um ano bem difícil, com quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mas espera manter os salários em dia, bem como o pagamento de fornecedores, além de dar continuidade às obras que estão em andamento. Para isso, deve reeditar decreto de contigenciamento, para reduzir gastos com diárias, horas extras, passagens, combustíveis, energia elétrica, tudo o que pode ser reduzido no custeio e evitar cortar o mínimo possível no investimento. “Temos obras muito importantes em toda a cidade e que devem continuar”, ressalta.


A área da saúde é uma prioridade da população e que merece, segundo ela, um olhar especial. Por isso, nomeou como secretária Ana Costa, pela sua experiência e conhecimento como secretária executiva da área no governo anterior, para que os avanços obtidos tenham continuidade. “Seria injusto não reconhecer que houve avanços e foram muitos”, diz.


Ela cita como exemplo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Areal, que em meio ano atendeu mais de 25 mil pessoas. O próximo passo é garantir a conclusão da UPA Bento Gonçalves até o mês de abril e mais um prazo de seis meses para equipar. Além disso, pretende ampliar a Rede Bem Cuidar para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), criando um novo conceito de atendimento. Com isso, o Pronto Socorro Municipal passaria a atender efetivamente apenas as urgências e emergências. 


Na área de educação, a prioridade é concluir as obras em andamento nas 28 escolas de educação infantil, que serão 100% ampliadas e requalificadas. Após a entrega dessas obras, devem ser investidos R$ 20 milhões na requalificação das 60 escolas de ensino fundamental. “Devem ser definidas as que estão em situação precária e também daremos sequência a projetos importantes, focados na aprendizagem do aluno”, ressalta, com a implementação de programas focados no ensino da matemática e também que ajudam o professor a tornar suas aulas mais dinâmicas. Além disso, deve ser mantida a distribuição gratuita de uniformes e até abril alunos de toda a rede municipal estarão uniformizados, garante.


Outra demanda da população diz respeito à segurança pública, e para dar uma colaboração mais efetiva ao setor, foi criada a Secretaria de Segurança Pública que irá atuar na parte de prevenção, envolvendo outras secretarias como a Educação, Assistência Social, Saúde e Cultura. “Foi identificado que entre os infratores estão jovens, na maioria jovens na faixa dos 17-25 anos, que certamente passaram pelas mãos do poder público e é nossa função identificar  quem são os ‘alunos problemas’ para poder agir a tempo”, diz.


Outra área prioritária diz respeito à infraestrutura da cidade, que possui uma carência de décadas, segundo ela, e por isso, além de dar continuidade à renovação das grandes avenidas, a prefeita quer atender os bairros e também a zona rural, com pavimentação e duplicação de ruas e avenidas e os serviços de zeladoria, como limpeza, iluminação e capina. “Fazer bem feito o feijão com arroz”, ressalta. “Estamos trabalhando muito para cumprir nesses quatro anos todos os compromissos assumidos, a fim de consolidar Pelotas como uma cidade a serviço das pessoas e com eficiência. Este deve ser outro ano difícil, mas asseguro que não vai faltar energia para cumprir com nossas metas”.


    


Confira algumas das prioridades da prefeita:


 


Saúde:


- Ampliar o número de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) para 80% de cobertura;


- Criar equipe itinerante de saúde;


- Criar a Farmácia itinerante na Zona Rural para entrega dos medicamentos controlados e antibióticos;


- Pôr em funcionamento a UPA porte 3 da avenida Bento Gonçalves;


- Construir a UPA Zona Norte;


- Construir quatro novas UBS, duas na zona rural (Corrientes e Vila Nova) e duas na zona urbana (Virgílio Costa e Vila Carvalho/Passo do Salso);


- Dar sequência às reformas e ampliações de UBS, por meio de mão de obra prisional;


- Implantar mais quatro postos da Rede Bem Cuidar (Guabiroba, Salgado Filho, Sanga Funda e Balneário dos Prazeres).


Educação: 


- Concluir as reformas/ampliações das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs);


- Construir novas EMEIs Laranjal, Navegantes e Vasco Pires (editais em andamento), Getúlio Vargas, Farroupilha, Colônia Z-3, Monte Bonito, Eldorado;


- Ampliar o Plano de Aplicação dos Recursos Financeiros (PARF) para as EMEIs;


- Promover parcerias com instituições que trabalham com gastronomia para a requalificação da merenda escolar; 


- Manter o índice alcançado de produtos da agricultura familiar na merenda escolar em 42%;


- Manter e ampliar o programa de distribuição gratuita anual de uniformes escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino (de 0 a 5 anos e do 1º ao 9º ano);


- Implantar uma Central de Uniformes;


- Promover a qualificação do serviço público municipal, por meio de formação permanente.  


Segurança:


- Ampliar o número de guardas municipais envolvidos no projeto Prevenção Antes da Repressão;


- Dar continuidade e ampliar as atividades da Guarda Mirim;


- Ampliar a Operação Tudo Azul para outras datas comemorativas (além do Natal e final no ano);


- Garantir a segurança dos munícipes e de seus patrimônios, por meio de patrulhas preventivas itinerantes durante os eventos adversos, em apoio à Defesa Civil Municipal e Estadual;


- Ampliar a participação da Guarda Municipal nos eventos públicos, inclusive esportivos e na zona rural;


- Fortalecer as ações integradas do projeto Crack é Possível Vencer com os demais órgãos da Segurança Pública, desenvolvendo ações em locais específicos com vistas à redução da criminalidade e do tráfico de drogas;


- Ampliar os núcleos de policiamento comunitário, incluindo a zona rural;


- Ampliar o número de patrulhas escolares.


 Infraestrutura:


- Dar continuidade às ações de microrevestimento asfáltico - Operação Asfalto Liso, recuperação de vias com blocos de concreto e paralelepípedo, projetos de pavimentação asfáltica sobre pedras - Operação Tapete Preto e pavimentação com Tratamento Superficial Duplo Invertido - TSDI;


- Projetar novo sistema de drenagem no Pontal da Barra (Laranjal);


- Implantar o plano de saneamento para micro e macro drenagem do município;


- Ampliar a sinalização turística municipal e monitorar as condições das placas instaladas e qualificar a iluminação pública dos pontos turísticos;


- Na zona rural, ampliar o número de pontos de iluminação;


- Adquirir caminhão munck para o Departamento de Eletrificação Rural;


- Realizar estudo e implantar poços artesianos em pontos estratégicos da colônia; 


- Nos bairros, requalificar o Farroupilha e os Loteamentos Pestano e Getúlio Vargas. 


 


Redator: Tradição Regional



JTR Entrevista: Prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas (PSDB) 


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

JTR Entrevista: Prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas (PSDB) 





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

JTR Entrevista: Prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas (PSDB) 


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados