Segunda, 22 de junho de 2026, 02:24h




Galerias

Especiais

Jornal Tradição

II Caderno Especial Fenadoce 2019 2019/06

Receitas

Tabule

Assine


Home Politica

Política

27-01-2017

JTR Entrevista: Prefeito de Jaguarão, Favio Marcel Telis Gonzalez (PMDB)  


Foto: JTR

Quem é Favio Marcel Telis Gonzalez?


Eleito com 7.668 votos, 47,26% dos votos válidos, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), aos 42 anos, Favio Marcel Telis Gonzalez iniciou sua trajetória política em 2010, como presidente do partido em Jaguarão. Em 2012, foi eleito vereador para a legislatura 2013/2016 e chega à Prefeitura com apenas quatro anos de vida política. Antes, chegou a se candidatar para deputado estadual, quando obteve nove mil votos. Natural do município uruguaio de Rio Branco, é radicado em Jaguarão desde os cinco anos. Médico obstetra, é casado e possui quatro filhos, entre quatro e 19 anos. 



Os primeiros dias de governo foram complicados para o novo prefeito e sua equipe, que encontrou alguns fatos inusitados em relação à administração municipal. Segundo ele, a situação mais impactante foi o estado da frota de veículos da Prefeitura, com pelo menos 50% dos veículos sem condições de uso. “Só para se ter uma ideia, cinco celtas adquiridos zero em 2014 foram encontrados inoperantes”, destacou. “O que encontramos foi o total descuido com os bens públicos”, disse, ao visitar cada um dos prédios das secretarias, que se encontravam mal cuidados e sem conservação.


“Materiais históricos e móveis antigos foram encontrados jogados no porão”, diz. Na Casa de Cultura, a forma como foi encontrada uma fantasia do carnavalesco jaguarense Pompílio de Freitas, que retrata a história do próprio Carnaval, segundo ele, chocou bastante. “Vamos readequar o pessoal, identificar os principais problemas nos prédios públicos para poder encaminhar os projetos de restauro e tentar resgatar esta memória”. 


Além disso, houve dificuldades de acesso ao sistema informatizado da Prefeitura e uma listagem dos pacientes de hemodiálise, quimio e radioterapia teria sido apagada, ressalta. “Nossa intenção não é criticar ninguém, mas mostrar de que forma recebemos a Prefeitura porque seremos cobrados”, diz.


Telis ressalta que se cercou de um grupo técnico sério e bem comprometido com os problemas da cidade para formar sua equipe de trabalho, que, passados os primeiros impactos, está trabalhando firme e forte.


Em relação à situação financeira, ele considera que tanto o seu quanto o governo anterior foram beneficiados pela sorte. “Nos últimos dez dias do governo anterior puderam contar com valores da repatriação, além de uma diferença de R$ 2,6 milhões do Fundo de Participação dos Municípios [FPM] obtida através de um processo antigo. Isso acabou ajudando a saldar a folha de pagamento, além de recebermos um saldo financeiro livre em torno de R$ 5,4 milhões”, ressalta. Com isso, as férias dos professores, que historicamente eram pagas em duas parcelas, serão pagas integralmente, diz.


O prefeito ressalta que o primeiro grande evento da cidade ocorrerá de 26 a 29 de janeiro, que é a Motofest. “Vamos fazer, pela primeira vez aberta ao público, a escolha da corte do Carnaval junto com a Motofest”, destaca. Aproveitando a estrutura do evento, a escolha será na noite de domingo (29) com a participação especial do Bloco do Janjão e apresentação dos sambas-enredos pelas escolas locais. Telis ressalta que está tudo organizado para que Jaguarão tenha mais um grande Carnaval. E para melhorar a segurança durante o evento, foi acordado com Arroio Grande para que não exista encontro de datas entre os dois eventos. Além disso, foi solicitado ao secretário de Estado da Segurança, Cesar Schirmer, um aumento de efetivo da Brigada Militar para o evento.


Entretanto, outras preocupações não serão descuidadas neste período, e uma que cerca a área da saúde é a administração da Santa Casa de Caridade de Jaguarão. Ele aposta todas as suas fichas na forma de administrar, já que, sob intervenção, a gestão da instituição está sob responsabilidade do município. “Contaremos com a gestão diferenciada da antiga administradora do Hospital São Francisco de Paula, Luisiane Pereira Costa”, diz. Outra questão relacionada à área da saúde e que deve ser alvo de projeto é a atração de médicos especialistas ao município. “Queremos elaborar um projeto para montar um centro regional de especialidades médicas junto com os municípios da região que funcionaria junto ao atual Postão”, explica. 


Na área da educação, o prefeito julga necessária a rediscussão do Plano Municipal de Educação, além de trabalhar com o problema de falta de vagas nas creches e priorizar programas realizados no turno inverso ao escolar, tais como o Case, AABB Comunidade e Forças no Esporte. Além disso, pretende estabelecer parceria com a Universidade Federal do Pampa - Unipampa para a introdução de novos cursos que possam contribuir ao desenvolvimento da região. “O IFSul [Instituto Federal Sul-rio-grandense] deverá ser um parceiro do município para a formação de mão de obra”, ressalta.


Telis quer ainda buscar uma forma de viabilizar o transporte aos universitários através do município e investir na busca da melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que para ele tem um grande impacto na sociedade. “Queremos detectar o que está interferindo neste crescimento”.


No que diz respeito à infraestrutura, ele diz que pretende manter os projetos que já estão em andamento, mas prezar pela sua boa execução, para que o asfalto não se deteriore em curto espaço de tempo. “Pretendemos requalificar a cidade, prepará-la para receber o turista, para que esteja limpa e bem organizada, pois o turismo é uma forma de renda para o município”.


Na segurança, será criado o Departamento de Segurança e Trânsito, que prevê, entre outras ações, o videomonitoramento da cidade, em parceria com a BM, utilizando-se, por exemplo, da mão de obra de policiais aposentados, com implantação de sala de videomonitoramento. Ele aposta nessa iniciativa como forma de inibir a ação dos infratores e como forma de prevenção ao abigeato, crime com alta incidência no município. “Vamos conseguir superar os obstáculos e não tenho dúvidas que vamos fazer um grande governo, trazendo desenvolvimento ao município e resgatando seu nome de Cidade Heróica e o orgulho aos jaguarenses”.  


Confira algumas das prioridades do prefeito:


Saúde:


- Reformular setor administrativo da Santa Casa;


- Criar um centro de especialidades médicas em conjunto com os municípios da região;


 Educação: 


- Rediscutir o Plano Municipal de Educação;


- Priorizar e reforçar programas desenvolvidos no turno inverso ao escolar;


Segurança:


- Criar o Departamento de Segurança e Trânsito;


- Iniciar o videomonitoramento em parceria com a Brigada Militar;


Infraestrutura:


- Manter os projetos de pavimentação em andamento;


- Fiscalizar projetos já executados com material de “péssima qualidade”;


Redator: Tradição Regional



JTR Entrevista: Prefeito de Jaguarão, Favio Marcel Telis Gonzalez (PMDB)  


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

JTR Entrevista: Prefeito de Jaguarão, Favio Marcel Telis Gonzalez (PMDB)  





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

JTR Entrevista: Prefeito de Jaguarão, Favio Marcel Telis Gonzalez (PMDB)  


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados