Domingo, 21 de junho de 2026, 22:02h
Home Politica
O prefeito de Jaguarão, Favio Marcel Telis Gonzales (PMDB), é o novo presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para o período 2017/2018. Ele substitui o ex-prefeito de Morro Redondo, Rui Valdir Otto Brizolara, que fez a transmissão do cargo durante a reunião de eleição e posse, na tarde de quarta-feira (8), na sede da entidade em Pelotas. Participaram quase a totalidade dos prefeitos da região, que elegeram por aclamação a única chapa, encabeçada por Telis, para presidir a Associação.
Telis, de 42 anos, foi eleito prefeito de Jaguarão pela primeira vez na eleição de 2016. Filiado ao PMDB desde o início de sua vida pública, foi vereador no município durante o período 2012/2016, quando chegou a ser eleito presidente da Câmara por um mandato. É formado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 2001. Possui especialização na área de Ginecologia e Mastologia e atende em consultório próprio. É casado e pai de quatro filhos.
A continuidade das obras de duplicação da BR-116 e os efeitos danosos à região provocados pela sua paralisação foram alvos de debate durante a ocasião pelos prefeitos, que foram unânimes em ressaltar sua importância para o desenvolvimento da Região Sul. Motivados por viagem realizada pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, à Brasília, os 19 prefeitos participantes da assembleia assinaram uma Moção de Apoio à continuidade das obras. O documento, direcionado ao presidente da República Michel Temer, seria entregue juntamente com carta elaborada pela Prefeitura de Pelotas com as justificativas à retomada das obras, durante encontro do programa Criança Feliz, à primeira-dama da República, Marcela Temer, no Palácio da Alvorada, na quinta-feira (9). Havia ainda a possibilidade do próprio presidente participar do encontro, e a prefeita tentaria entregar-lhe em mãos.
Telis destacou a saúde como a principal bandeira a ser erguida pelos prefeitos, que relataram as difíceis situações pelas quais passam os hospitais da região, principalmente os de Canguçu e São Lourenço do Sul, que enfrentam escassez de recursos para cobrir despesas básicas. Com o intuito de auxiliar na redução dos custos operacionais das instituições hospitalares, especialmente na compra de medicamentos, equipamentos e materiais, o presidente sugeriu a elaboração de proposição, entregue ao presidente do Consórcio Intermunicipal da Zona Sul, Luiz Alberto Soares Perdomo, prefeito de Pedras Altas, para que os hospitais possam participar das licitações para a compra destes materiais a preços mais acessíveis.
No final da reunião, foi inaugurada a foto do ex-presidente da Azonasul, Rui Brizolara, na Galeria de Honra da Associação.
Diretoria Azonasul 2017
Presidente: Fávio Marcel Telis Gonzales (PMDB) - Jaguarão
1º vice-presidente: Rudinei Harter (PDT) - São Lourenço do Sul
2º vice-presidente: Alexandre Duarte Lindemeyer (PT) - Rio Grande
1º secretário: Paula Schild Mascarenhas (PSDB) - Pelotas
2º secretário: Douglas Rodrigues Silveira (PP) - Cerrito
1º tesoureiro: Leonir Aldrighi Baschi (DEM) - Arroio do Padre
2º tesoureiro: Luiz Alberto Soares Perdomo (PSB) - Pedras Altas
Conselho Fiscal:
Titulares:
Moacir Otílio Alves (PMDB) - Pedro Osório
Diocélio Jaeckel (PTB) - Morro Redondo
Rubem Dari Wilhelsen (PSDB) - Herval
Suplentes:
Fabiany Zogbi Roig (PSB) - São José do Norte
Mauro Santos Nolasco (PT) - Capão do Leão
Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues (PDT) – Piratini
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados