S�bado, 27 de junho de 2026, 17:37h
Home Rural
Objetivo de reunião foi sensibilizar a atual situação de parte da safra prejudicada
Representantes do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel) e da Associação dos Produtores de Pêssego se reuniram no estande da Prefeitura de Pelotas, na Expofeira, na terça-feira (6). O objetivo do encontro proposto pela prefeita em exercício, Paula Mascarenhas, era sensibilizar as duas entidades da atual situação causada pelas chuvas, granizo, geada e também pelas fortes temperaturas fora de época que já estão prejudicando parte da safra do fruto em 2015.
De um lado estão os produtores rurais, muitos com suas safras reduzidas em bom número pelo clima. De outro os industriários que após anos de luta se consolidaram no mercado nacional e terão uma queda na produção do pêssego em 2015. “Temos que ser solidários com ambas as partes e trabalharmos juntos para que os prejuízos sejam os menores possíveis, tanto para produtores, quanto para nós industriários”, disse o presidente do Sindocopel, Paulo Crochemore.
Crochemore contou que muitos produtores já estão procurando as indústrias para falar da situação do fruto. “Nós não vamos perder fruto algum, nem eles, nem nós. Se alguém vier com uma caixa ou com vinte, ela será adquirida pela indústria, nem que precisemos fracionar para enlatar”, garantiu.
Marcos Schüller, presidente da Associação dos Produtores de Pêssego falou da importância do diálogo entre as partes para que se chegue a um ponto comum. Paula salientou o fato de ajustar valores e não pensar somente na atual problemática criada pelo clima, mas lembrar das safras futuras e estabelecer uma parceria. “Façam uma média das perdas e ganhos e avaliem os valores para que fique bom para todo mundo”, disse.
Também participaram do encontro Roberto Simch e Francisco Arruda, da Emater.
Quinzena do Pêssego
Mesmo com a queda da safra esperada para 2015, a 2ª edição da Quinzena do Pêssego está mantida. Ela tem por objetivo consolidar a plantação e produção de pêssego no Município. O evento terá início em 13 de novembro e uma série de atividades estão sendo programadas envolvendo a fruta e a zona urbana e rural.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados