S�bado, 27 de junho de 2026, 03:56h
Home Rural
Foi aberta oficialmente na tarde de sábado (28) a Colheita do Pêssego em Pelotas, com festa realizada na Comunidade São Luiz, na Colônia Santa Áurea - 7° Distrito de Pelotas. O evento integra as atividades da II Quinzena do Pêssego – que encerrou neste domingo (29) – ação que contou com a participação de mais de 45 restaurantes, lanchonetes e bares da cidade, que incluíram a fruta como fonte principal em pratos culinários.
A prefeita em exercício, Paula Mascarenhas, prestigiou a festa e ressaltou a força e a capacidade do produtor rural de Pelotas, motivo de orgulho para o poder público. “Criamos a Quinzena do Pêssego como forma de valorizar os nossos produtores, que se esforçam e trabalham na produção e colheita da fruta. Nós sabemos as dificuldades que enfrentam e, mesmo com a safra ruim causada pelas más condições climáticas, ainda produziram pêssegos de extrema qualidade”, disse Paula, que ainda agradeceu os moradores da localidade, que ajudaram a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) na manutenção das vias de acesso ao local após o intenso período de chuvas que atingiu a região no mês de outubro.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, Nilson Loeck, destacou o apoio dado pela prefeitura e por Paula à causa, e afirmou que em gestões anteriores a safra e a colheita do pêssego permaneciam no anonimato. “Com o esforço do poder público, das empresas parceiras e dos produtores, hoje temos um evento de destaque na região sul, evento que muito nos orgulha”, salientou Loeck ao entregar à Paula o troféu “Ailton Raseira”, como homenagem pela dedicação à realização do evento.
O evento contou com concurso de qualidade dos frutos, tanto para indústria quanto para mesa, que reuniu especialistas na cultura do pessegueiro. Cada agricultor participou na avaliação, com no máximo 15 frutas, onde foram avaliados o peso, tamanho e a qualidade do pêssego. O vencedor do concurso foi o produtor Getúlio Adamoli.
Outra premiação promovida durante a abertura da Colheita do Pêssego foi pela Maratona Fotográfica promovida pela Secretaria de Cultura (Secult) que reuniu 35 concorrentes, que registraram “a floração dos pessegueiros” na zona rural do Município. O proprietário do pessegueiro que vencesse o concurso de melhor foto seria premiado. Fernando Scaglioni recebeu da prefeita em exercício o prêmio de mil reais.
Após a solenidade, autoridades, produtores e os participantes do evento fizeram a colheita simbólica dos primeiros frutos na propriedade de Jaci Furtado.
O evento contou com apresentações de zumba, o show da Banda Serra do Sul, desfile dos grupos de motoqueiros Lentos e Barulhentos e Terroristas, e a realização do baile dançante no salão da comunidade. Brinquedos infláveis fizeram a alegria das crianças presentes.
A atividade é promovida pela prefeitura de Pelotas em conjunto com a Embrapa Clima Temperado, a Emater/RS, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, o Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas de Pelotas (Sindocopel), a Cooperativa de Agricultores Familiares da Zona Sul (CAFSul) e a Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP).
Participaram da solenidade o presidente da associação dos produtores de pêssegos, Marcos Schuller; os vereadores Beto da Z-3 (PT); Antonio Peres (PSB), Professor Adinho (PPS); os deputados Estaduais Pedro Pereira (PSDB); Miriam Marroni (PT); representantes da Embrapa, da Emater, das empresas apoiadoras, produtores e comunidade em geral.
Redator: Prefeitura de Pelotas
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados