Quinta, 25 de junho de 2026, 21:56h
Home Rural
Produtores e autoridades comemoram a chegada de equipamentos para a produção de leite
Autoridades e produtores de leite de Turuçu se reuniram no final da manhã de segunda-feira (7), na propriedade da família Mailahn, para um importante momento de comemoração. Este foi o primeiro encontro após a formalização da Associação dos Leiteiros de Turuçu (ALT), quando equipamentos para a utilização na atividade leiteira foram entregues ao grupo.
Durante o encontro, os diálogos foram em tom de satisfação e otimismo para a produção de leite, que deve ser fortalecida com a recém fundada associação. Integrantes da entidade, que tem 14 famílias associadas, da Emater local e regional e da Prefeitura debateram sobre a importância da iniciativa, fazendo também planos futuros. “Só posso agradecer a todos que contribuíram, Prefeitura e Emater, que incansavelmente trabalharam para formarmos a associação e para a chegada destes equipamentos”, agradeceu a presidente da ALT, Veneida Beiersdorf Mailahn. O grupo passa a contar com duas plantadeiras, duas ensiladeiras e uma plataforma colhedora de forragem, um investimento de R$ 80 mil através de emenda do deputado federal Giovani Cherini (PDT), articulado pela Prefeitura.
“Nunca vi tão rápida a fundação de uma associação, foi concretizada em apenas três meses através da Emater Municipal e Unidade de Cooperativismo. Parabéns por vocês terem feito isso. A associação agora está formalizada, as máquinas estão aí e a Prefeitura é parceira. Vocês são um grupo seleto e de qualidade. Esta caminhada não é fácil, mas é preciso ser feitA”, disse o prefeito Ivan Scherdien, que de férias acompanhou o momento.
O prefeito em exercício, Ervino Ramm, assinou o termo de cessão de uso dos equipamentos para a associação e também parabenizou o grupo pela coragem de criar a entidade. Alessandra Storch, chefe do escritório municipal da Emater, ressaltou a importância da articulação entre a Emater, Unidade de Cooperativismo de Pelotas, Prefeitura Municipal e das famílias produtoras de leite, que concentraram esforços para que de forma coletiva pudessem superar as dificuldades da atividade leiteira. O gerente regional adjunto da Emater, Ronaldo Maciel, destacou que a união dos produtores é que faz o fortalecimento da produção: “É isso que promove o crescimento”, disse.
Durante o encontro, o prefeito Ivan Scherdien ainda aproveitou para anunciar o desejo de criar o Pró-leite, programa municipal de incentivo a produção, nos mesmos moldes do Pró-morango, que desde 2010 vem incrementando a produção da fruta, promovendo também o crescimento da Associação de Produtores de Morango de Turuçu. “Queremos ainda neste ano fazer isso”, adiantou o prefeito. Ele também anunciou a disponibilidade de recursos, no valor de R$ 61 mil, que serão utilizados na atividade leiteira, oriundos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI) e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR).
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados