Quinta, 25 de junho de 2026, 10:35h
Home Rural
Prejuízo na produção de soja chega a R$ 30 milhões no município, onde as perdas podem alcançar 50% do total cultivado
Com perdas totais em aproximadamente metade da lavoura de soja, Canguçu decretou, na segunda-feira (25), situação de emergência em toda a área rural do município. O documento oficial foi assinado pelo prefeito Gerson Nunes, em ato que contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Cleider Menegoni, além do vereador Nevinho Nörnberg e do chefe do Núcleo de Transporte Escolar, Lúcio Campos.
Pela manhã, o prefeito informou os índices de perdas na agricultura e as ações governamentais que estão sendo adotadas para diminuir os impactos do excesso de chuvas. Um dos objetivos é auxiliar os produtores na renegociação das dívidas. “Auxiliar a população atingida por situações emergenciais, como, por exemplo, a renegociação de dívidas do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] e o Proagro [Programa de Garantia da Atividade Agropecuária], que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais”, diz o texto assinado pelo prefeito.
Nos últimos dias, dezenas de pontes e bueiros foram danificados. A precipitação também provocou estragos nas estradas principais e corredores, onde as equipes que realizam manutenção correm contra o tempo para atender as demandas que surgem diariamente. O decreto também avalia os prejuízos nas lavouras, especialmente no cultivo da soja. “Devido à intensificação considerável das chuvas e ao fato de o solo encontrar-se totalmente encharcado no interior do município, há prejuízos, tanto na infraestrutura viária, apresentando pontos precários e interrompendo a trafegabilidade normal, quanto na produção agropecuária do setor primário, com grandes prejuízos econômicos aos agricultores”, indica o texto.
Conforme o titular da pasta de Desenvolvimento Rural e coordenador municipal da Defesa Civil, Cleider Menegoni, o município já tem um cronograma de ações que buscam minimizar os transtornos provocados pela precipitação das últimas semanas. “Iremos fazer uma reunião com entidades municipais e com a Defesa Civil Estadual. Também estamos aguardando nas próximas horas a chegada de um laudo elaborado por profissionais da Emater, com registro fotográfico da situação”, explicou Menegoni, no dia da assinatura do decreto.
Outra reunião estava marcada para quinta-feira (28) - após o fechamento desta edição -, no Cine Teatro Municipal. Neste encontro, participariam entidades que compõem o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, produtores rurais, representantes de agências bancárias e cerealistas.
Nos últimos quatro anos, este é o terceiro caso que obriga o município a decretar situação de emergência. Em 2013 e 2016, o excesso de chuvas foi a causa principal dos transtornos. No início do ano passado, o município também passou por situação de emergência devido à estiagem.
Após a assinatura do decreto, a Prefeitura de Canguçu tem prazo de dez dias para concluir a documentação e encaminhar ao governo do Estado, que, por sua vez, avaliará o caso e encaminhará ao governo federal para homologação.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados