Quinta, 25 de junho de 2026, 00:16h
Home Rural
Prefeito Luis Henrique Silva cumpriu agenda em Porto Alegre e Cachoeira do Sul
Os produtores rurais do Rio Grande do Sul saíram satisfeitos do primeiro encontro que tiveram com o novo ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Ao participar da abertura da Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), em Cachoeira do Sul, ele afirmou que agricultores gaúchos prejudicados por problemas climáticos poderão ter as parcelas de custeio e investimentos prorrogadas. O socorro será direcionado aos produtores de arroz e de soja, mas não de forma extensiva.
Durante o evento, Maggi discursou, conversou com representantes do setor, ouviu reivindicações e visitou uma lavoura de arroz irrigado. No discurso, sinalizou que a prorrogação das parcelas já está acordada com o Banco do Brasil, responsável pela maior parte dos financiamentos. Para que outros agentes financeiros façam o mesmo, serão necessárias algumas tramitações. A ideia é que a cobrança dos produtores mais prejudicados fique paralisada por até quatro meses.
Nesse meio tempo, o setor espera negociar com o governo federal outras medidas que ajudem a amenizar as perdas nas lavouras. De acordo com dados do Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga), a quebra da safra de arroz chega a 16%, o que representa perdas de mais de R$ 1 bilhão. As lavouras das principais regiões produtoras foram atingidas por chuvas constantes ocasionadas pelo fenômeno El Niño, tanto durante o plantio quanto na época da colheita. No caso da soja, os problemas climáticos foram mais pontuais, mas provocaram perdas expressivas em algumas áreas do RS, especialmente na Metade Sul.
A Carta de Arroio Grande, elaborada em audiência pública pelos produtores rurais, poder executivo e poder legislativo, com participação de lideranças políticas do Estado e União, além de entidades representativas, foi entregue, primeiramente, em audiência na Assembleia Legislativa do Estado - pelo prefeito e vereadores que o acompanhavam -, e, posteriormente, ao ministro Blairo Maggi, na Fenarroz.
O prefeito Luis Henrique Pereira da Silva (PP), acompanhado dos vereadores Idimar Furtado (PTB), Casca Silva (PP) e Alexandre “Leleco” Silva (PDT), cumpriu, ainda, importante agenda em Porto Alegre junto a algumas autarquias e secretarias estaduais na busca de recursos e apresentação das demandas do município. Antes de participar da Fenarroz, Silva reuniu-se com Gerson Burmann (PDT), secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, onde protocolou um pedido de recursos de aproximadamente R$ 90 mil para obras nas estradas rurais.
Silva, em entrevista à Rádio Difusora, destacou a participação do vereador Leleco, defendendo o pleito do executivo municipal, junto ao secretário Burmann, que é de seu partido. “Desde que cheguei ao governo tenho procurado quebrar as barreiras políticas que em nada ajudam Arroio Grande. A presença do vereador Leleco em nossa comitiva na capital gaúcha demonstra que uma política séria precisa ser praticada com responsabilidade e coerência, respeitando as diferenças ideológicas em defesa do objetivo maior, que é a coletividade”, enalteceu o prefeito.
Em reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), o chefe do executivo arroio-grandense solicitou a permanência por mais tempo da Patrulha Mecanizada do Estado que, em parceria com o município, está desenvolvendo serviços de manutenção e recuperação das estradas e corredores nos assentamentos da cidade.
Outra informação positiva com relação ao setor de mobilidade pública diz respeito a grande possibilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) liberar, por um período determinado, um rolo compactador para obras nas áreas urbana e rural do município.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados