Sunday, 19 de January de 2025, 00:39h




Galerias

Especiais

Jornal Tradição

II Caderno Especial Fenadoce 2019 2019/06

Receitas

Tabule

Assine


Home Rural

Rural

13-06-2019

São Lourenço do Sul sedia audiência para discutir o mormo no Rio Grande do Sul


Foto: Fernando Dias/Assessoria de Imprensa Em junho de 2015 o Rio Grande do Sul teve a primeira ocorrência da doença

Na quarta-feira (19), às 19h, o CTG Galpão da Peonada, em São Lourenço do Sul, sedia audiência pública para tratar do mormo no RS, e a perspectiva de tornar o Estado zona livre da doença. Iniciativa é do deputado estadual Zé Nunes (PT), que enfatiza  a importância dos equinos para o estado.


“O cavalo é símbolo cultural e histórico no Rio Grande do Sul, faz parte da vida do gaúcho. É fundamental a participação de todos e todas que se preocupam com a saúde animal”, pontua Nunes. 



Em junho de 2015 o Rio Grande do Sul teve a primeira ocorrência da doença. Desde então a Secretaria da Agricultura (SEAPDR), tomou providências para realizar o controle, seguindo as orientações do Ministério da Agricultura (Mapa), que por sua vez segue os protocolos da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).


“Passados quatro anos, precisamos fazer uma avaliação da situação da doença no Estado. O custo dos exames exigidos se torna elevado, para quem é proprietário de cavalos, pois a coleta de amostras de sangue por veterinário, e todo processo laboratorial de teste inviabiliza a manutenção do cavalo por muitos que utilizam o animal para o trabalho ou para o lazer. Esta situação tem dificultado todos os eventos envolvendo cavalos no Estado. A ideia é estabelecer um amplo debate e encaminhar para que o Rio Grande do Sul possa atingir a condição de Estado livre do Mormo”, explicou o parlamentar.


O mormo é uma doença infectocontagiosa os equídeos (cavalo, pônei, asno, burro, jumento, mula, zebra), causada por uma bactéria e pode ser transmitida a outros animais e também ao ser humano. Trata-se, portanto, de uma zoonose, uma doença transmissível entre animais e seres humanos. Seu controle, exige, entre outras medidas, o isolamento da área, o sacrifício dos animais contaminados e o controle do trânsito de animais.


Redator: Assessoria de Imprensa



São Lourenço do Sul sedia audiência para discutir o mormo no Rio Grande do Sul


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

São Lourenço do Sul sedia audiência para discutir o mormo no Rio Grande do Sul





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

São Lourenço do Sul sedia audiência para discutir o mormo no Rio Grande do Sul


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados