Domingo, 28 de junho de 2026, 17:52h
Home Saude
A IV Conferência Municipal de Saúde, realizada na última sexta-feira (10), no salão da comunidade Arroio do Padre II, contou com a presença do prefeito, Leonir Baschi, vice-prefeito, Luiz Carlos Lichtnow, secretária de Saúde e Desenvolvimento Social, Andreia Schemechel, e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Armindo Guths. Além deles, também estavam presentes representantes de entidades, técnicos da área da saúde, servidores e comunidade local.
A Conferência foi promovida pela Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, através do Conselho Municipal de Saúde. O tema debatido este ano foi "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas, Direito do Povo Brasileiro", que foi explanado com o público presente pelo palestrante Luiz Guilherme Belletti. Durante a abertura oficial, o presidente do Conselho Municipal de Saúde fez a leitura para aprovação do regimento interno.
No período da tarde, houve exposição dos trabalhos realizados na área da saúde e, em grupo, aconteceram as discussões dos eixos temáticos acerca do tema da Conferência e apresentação das propostas.
Ao final, foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que será realizada no mês de setembro em Porto Alegre.
Os eixos norteadores do tema da Conferência foram:
- Situação de saúde e os determinantes econômicos, sociais e ambientais do adoecimento;
- Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade;
- Participação social;
- Valorização do trabalho e da educação em saúde;
- Financiamento do SUS e relação público-privado;
- Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde;
- Informação, educação e política de comunicação do SUS;
- Ciência, tecnologia e inovação no SUS;
- Reformas democráticas e populares do Estado.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados