Domingo, 28 de junho de 2026, 17:50h
Home Saude
Aconteceu no dia 9 de julho, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, a V Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro”.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, abordou o sub-tema “Fortalecimento da Saúde Pública e Aprimoramento de Ações Preventivas”, tendo como palestrante a enfermeira Eliédes Freitas Ribeiro, diretora de Ações em Saúde do município de Pelotas.
A secretária Gizeli Ibeiro Godinho agradeceu o trabalho realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, presidido por Dagoberto Soares, junto à Secretaria. Na oportunidade, acompanhada das enfermeiras Marcia da Silva Almeida e Gladis Caseres, realizou uma apresentação das ações de atenção à saúde desenvolvidas no município.
Participaram do evento gestores, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que tiveram a oportunidade de realizar trabalhos em grupo com a finalidade de analisar, discutir e emitir propostas relacionadas à saúde pública, com as seguintes temáticas: Aprimoramento de Ações Preventivas; Qualificação da Atenção Básica; Intervenções em Situações de Vulnerabilidades Assistenciais e Cofinanciamento das Ações de Saúde.
Todas as propostas elaboradas serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde, através dos delegados que foram escolhidos durante a realização da V Conferência Municipal. A Conferência teve como objetivo principal analisar, definir e deliberar sobre as prioridades e situação local de saúde na busca de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, através da formação de diálogos com a comunidade acerca do direito e controle das políticas públicas de saúde.
Segundo Gizeli, as conferências de saúde são espaços que permitem a construção do sistema de saúde e contribuem para dar maior visibilidade ao SUS na instância local, à medida que gestores, profissionais e usuários comprometidos com a população se esforçam no sentido de elevar a competência dos programas, as formas de gerenciamento e a prestação de serviços, mesmo com recursos insuficientes.
Durante o seu pronunciamento, o prefeito, Cesar Brito (Cebinho), ressaltou a importância da prestação de serviços em saúde preventiva e também a dedicação do Conselho Municipal de Saúde. Ele agradeceu Gizeli, a equipe de Saúde da Família e demais profissionais pelo excelente trabalho que está sendo feito junto à comunidade, que hoje conta com mais de dez médicos atendendo a população. .
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados