Domingo, 28 de junho de 2026, 12:50h
Home Saude
Será realizado no dia 10 de agosto, a partir das 13h30, no salão social do Sindicato dos Municipários de Capão do Leão o 6º Encontro Municipal da Saúde e Prevenção de Acidente do Trabalho de Capão do Leão.
O encontro é promovido pela Secretaria de Saúde através da Vigilância Sanitária e tem como propósito prevenir as Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DOR), que consistem em uma entidade diagnosticada como doença. Nesta, movimentos repetitivos em alta frequência e em posições ergonômicas incorretas podem causar lesões de estruturas do sistema tendíneo, músculos e ligamentos. Em 1998, o INSS introduziu Doenças Osteoarticulares (DORT) relacionadas ao trabalho equiparando-a a LER.
Haverá palestras com a equipe técnica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), entre eles fisioterapeutas e fisiatras. Mais informações através do telefone (53)3275-1182 ou 3275-2021, pela manhã.
Obra do novo PAM entra na reta final
Os trâmites burocráticos, enfim, estão sendo vencidos. E a obra do novo Pronto Atendimento(PAM) Médico de Capão do Leão começa de fato a entrar na sua reta final. Isso anima os administradores municipais que contam os dias para a sua inauguração. Com o inicio da colocação do piso e rede elétrica previstos para a próxima quarta-feira(5) os gestores esperam nos primeiros dias do mês de setembro a liberação do prédio para entregá-lo à comunidade, com todos os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, inclusive exames de Raio X.
As empresas responsáveis pelas execuções das duas obras que já há bastante tempo emperram a conclusão total da obra estão contratadas, via processo de licitação a partir da aprovação pela Câmara Municipal da suplementação de verba no valor de R$ 90 mil. Um outro pedido, de mais R$ 40 mil está no Legislativo Leonense para, dentre outros serviços, a atualização do PPCI para funcionamento do PAM.
“A partir de um mutirão dentre vários setores da prefeitura e secretaria de obras estamos vendo a luz no fim do túnel e contando os dias para que possamos entregar à comunidade um moderno prédio, com diversos e qualificados serviços”, comemora o prefeito Cláudio Vitória(PDT).
Iniciada em 2010, com verba do Ministério da Integração Nacional pós enxurrada que atingiu Capão do Leão em janeiro de 2009, a obra do novo PAM leonense esteve parada por quase dois anos em função de a empresa executora tê-la abandonado em função de problemas nos repasses financeiros pelo governo federal. A prefeitura leonense cumpriu todas as formalidades legais/judiciais para a garantia da conclusão da obra, o que somente agora está ocorrendo. A falta de interessados nos processos licitatórios lançados atrasou ainda mais os trabalhos de finalização, que agora serão executados por empresas de fora da região, vencedoras das licitações. O prédio tem cerca de 1,2 mil metros quadrados e fica na avenida Narciso Silva, na esquina com a rua Joana Conde Pucci, na sede de Capão do Leão.
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados