Domingo, 28 de junho de 2026, 02:03h
Home Saude
Foi publicada no Diário Oficial da União de 31 de agosto, a Portaria nº 781, assinada pela secretária de Atenção à Saúde, Lumena Almeida Castro Furtado, deferindo o pedido de concessão do certificado de entidade beneficente de assistência social, na área da saúde, ou seja, de caráter filantrópico, à Associação Beneficente São João da Reserva. Com isso, o Hospital São João da Reserva passa a ter benefícios do Sistema Único de Saúde (SUS), além de melhorar as finanças da instituição localizada em São João da Reserva, no interior do município.
Fundado em 1929 por colonos, o Hospital tentava há quase três anos a filantropia. A conquista teve o apoio do prefeito, Daniel Raupp, dos secretários municipais de Saúde, Arilson Cardoso, e de Desenvolvimento Social e Habitação, Rodrigo Seefeldt, do deputado estadual Zé Nunes (PT), e do deputado federal Henrique Fontana (PT), que buscaram mais agilidade no processo de liberação da concessão junto ao Ministério da Saúde.
Raupp afirma que a concessão do certificado de entidade beneficente é fundamental, pois representa o reconhecimento, através do governo federal, sobre a importância social da entidade para os lourencianos. O prefeito explica que, com a conquista, o hospital terá benefícios financeiros importantes, possibilitando reduzir custos e comprar equipamentos com isenção.
Comemorando a conquista, o diretor administrativo do Hospital, Carlos Emanoel Bolico, diz que com a filantropia a instituição terá isenções de encargos trabalhistas e poderá receber emendas parlamentares, entre outras vantagens, que devem contribuir muito para o desenvolvimento dos serviços oferecidos à comunidade. “Só em encargos trabalhistas temos gasto mensal de R$ 16 mil, que ficaremos isentos. Fechamos o mês com R$ 20 mil negativos, então apenas com isso, quase vamos equilibrar o caixa”, explica Bolico. A filantropia também oportuniza convênios com os governos federal e Estadual, além de convênios com outras instituições de saúde. “Poderemos fazer convênios com outros hospitais também filantrópicos para serviços remotos de telemedicina. Abre-se um leque de muitas oportunidades, pois é difícil ter especialistas em hospital de zona rural”, comenta.
Bolico também explica que, para firmar convênios, a primeira prerrogativa é ter as negativas de débitos, o que a instituição já tem e, aliás, é uma das primeiras entre as privadas a ter no Estado. “Nosso hospital não deve nada para ninguém”. O certificado de filantropia agora conquistado é outra prerrogativa para os convênios.
A entidade, que é uma das mais antigas em saúde da região, tem também um convênio de colaboração mútua com a Prefeitura, referente a um repasse de R$ 2,775 milhões captados junto à iniciativa privada para a execução do Centro de Convivência Die Ecke. O espaço encontra-se com as obras em andamento. A Prefeitura também repassa ao hospital R$ 28,5 mil ao mês para serviços de saúde.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados