S�bado, 27 de junho de 2026, 18:27h
Home Saude
Dívida de R$ 2 milhões da casa de saúde com a CEEE foi dividida em 240 parcelas de R$ 8,3 mil
O governo do Estado anunciou, no dia 30 de setembro, a regularização dos débitos com os hospitais filantrópicos. De acordo com o vereador Vinicius Pegoraro (PMDB), será contemplado o pagamento integral da dívida deixada pelo governo Tarso Genro (PT) com os hospitais e ainda os saldos de 2015. O Hospital de Caridade de Canguçu (HCC) comemora o anúncio. No dia 1º de outubro, em entrevista à Rádio Liberdade AM, a integrante da comissão gestora do HCC, Raquel Canez, confirmou a chegada do recurso na conta da instituição. A previsão inicial era do crédito de R$ 1,5 milhão, mas o aporte foi de mais de R$ 1,7 milhão.
Dívida com a CEEE é de R$ 2 milhões
Em entrevista à mesma emissora, o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) afirmou que a dívida da casa de saúde dos canguçuenses com a CEEE é de R$ 2 milhões. O débito foi dividido em 240 parcelas de R$ 8,3 mil. Nos últimos três meses houve atraso no pagamento devido à falta de repasses do Estado. A situação deverá ser normalizada após a chegada de R$ 1,7 milhão.
Projeto Hospital Saudável pode ajudar na recuperação financeira
De acordo com Raquel Canez, quando a instituição alcançar estabilidade financeira e quitar as dívidas, poderá ser incluída no projeto Hospital Saudável. Mantido pela CEEE, a campanha tem o objetivo de estimular a arrecadação de contribuição espontânea da comunidade para o HCC. Nela, é possível fazer a doação de um determinado valor, que é acrescido no momento de fazer o pagamento da conta de luz e, posteriormente, repassado à instituição. Ao longo do ano, o programa contemplou 34 hospitais inscritos.
Linha de crédito especial
“A regularização dos débitos só foi possível porque foi aprovada da readequação da alíquota de ICMS. É com os valores extras, que entrarão no caixa do Estado a partir de 2016, que o governo Sartori conseguirá quitar todas essas dívidas”, defende Vinicius Pegoraro, ao comentar a liberação de recursos feita pelo governo do Estado.
De acordo com o parlamentar, as instituições hospitalares poderão contratar, no banco de sua preferência, uma linha de crédito de até 100% do valor da dívida da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) com o hospital, e o pagamento desse empréstimo será realizado pelo governo do Estado, através de um incentivo que será criado, pela SES/RS, para a quitação dessa operação. “Os pagamentos serão realizados a partir de 31 de janeiro de 2016 e, a última parcela, no dia 30 de dezembro de 2018. Será quitada toda a dívida com os hospitais durante o atual governo, não deixando dívidas para a próxima gestão”, promete Pegoraro. “Os valores desse pagamento são de R$ 270 milhões e garantirão a regularização total dos débitos do Estado com os hospitais e fortalecendo ainda mais o SUS.”
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados