S�bado, 27 de junho de 2026, 17:36h
Home Saude
Financiamento foi alternativa do governo do Estado para a quitação da dívida que chega a R$ 1,9 milhão
O governador José Ivo Sartori recebeu diretores de santas casas e hospitais filantrópicos na semana passada, quando anunciou o que chamou de quitação das dívidas referentes a 2014 e 2015 com as instituições de saúde. A quitação ocorrerá por meio de linhas de créditos junto a instituições financeiras, onde as entidades terão acesso a cerca de R$ 300 milhões. Desse total, R$ 160 milhões são referentes a repasses que não foram feitos em 2014 e R$ 140 milhões a pendências deste ano. A medida beneficia, de imediato, 185 hospitais filantrópicos gaúchos.
Entre os hospitais está a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul. O presidente da instituição, José Nei Pereira Lamas, explica que a Santa Casa fará um financiamento no Banrisul e que o governador se comprometeu em pagar as parcelas. “Essa foi a maneira que o governo encontrou de pagar as dívidas. Pagará o valor principal e também o juros”, diz. Segundo ele, atualmente, o Estado deve R$ 1,9 milhão para a instituição lourenciana, que vem trabalhando com média de três meses de repasses em atraso. “Vamos lidando com isso, sem pagar água e luz, por exemplo. Agora, está vencendo o salário dos funcionários e o repasse não entrou”, reclama Lamas.
O presidente diz que a defasagem nos repasses acontece há anos, porém agora a situação se agravou. “É uma bolha que agora estourou. Vai dar muito hospital fechando, não tem como continuar assim” alerta Lamas que, na sexta-feira (2), já foi ao Banrisul encaminhar o financiamento para receber os atrasados, porém a espera agora é pela decisão do banco que entrou em greve na segunda-feira (5).
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados