S�bado, 27 de junho de 2026, 09:11h
Home Saude
A maioria dos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) compareceu ao ato público em Rio Grande em prol da permanência de atendimentos do hospital Santa Casa daquele município. A atividade, acompanhada pelos servidores do hospital, vereadores da região, deputados, sindicalistas, dirigentes de hospitais e profissionais de saúde, chamou a atenção para o verdadeiro colapso financeiro que se encontra o setor em todas as localidades da zona Sul.
O ato teve início com o sepultamento simbólico da saúde, onde os participantes contabilizaram os recursos que deixaram de ser repassados pelo governo estadual e os atendimentos que correm risco de serem paralisados. Em seguida, prefeitos manifestaram apoio à iniciativa, destacando a importância da Associação de Caridade da Santa Casa do Rio Grande no contexto de atendimentos regionalizados, uma vez que a instituição é referência para algumas especialidades, atendendo pacientes dos 23 municípios da zona sul.
Em seguida, todos os presentes seguiram em passeata pelas ruas do centro da cidade, até o Hospital Portuguesa Beneficência que foi fechado devido à falta de recursos. No local, o prefeito anfitrião Alexandre Lindenmeyer (PT) pediu um minuto de silêncio para que os participantes conseguissem refletir sobre a importância daquele ato em que se lutava para salvar vidas. A atividade foi encerrada com um abraço simbólico em frente à sede da Santa Casa.
Dívidas - De acordo com o superintendente da instituição, Jeferson Alonso, o Governo do Estado já tem uma dívida de 21 milhões com a Santa Casa. Em outubro, foram repassados apenas 1,4 milhão e, neste mês, apenas 60 mil reais. “É impossível seguir com os serviços assim, estamos com dificuldade na compra de material e medicamentos e os funcionários ainda não receberam”, afirmou o superintendente. Ainda segundo ele, todos os esforços estão sendo medidos para que situações de fechamento de serviços não ocorram, como ocorreram em outros municípios. “Esta casa atende mais de 800 mil pessoas do Estado inteiro e o quadro hoje é de total abandono”, salienta Jeferson.
Para o prefeito Alexandre Lindenmeyer, todas as medidas necessárias que possam ser tomadas para reverter a situação serão tomadas. Lindenmeyer agradeceu a presença de todos para o ato e salientou a importância do hospital, não apenas para Rio Grande, mas para o Estado. “Estamos reunindo todos os esforços para que a Santa Casa possa recepcionar todos os recursos que são destinados a ela e consequentemente ter uma vida longa”, afirmou o prefeito.
Em nome dos prefeitos da Azonasul, o chefe do Executivo de São Lourenço do Sul, Daniel Raupp (PT) reafirmou o propósito da união de esforços para ir à luta e manter o funcionamento da instituição. De acordo com ele, a entidade através dos 23 prefeitos reconhecem os serviços prestados pelos trabalhadores da saúde de uma instituição importante para a comunidade e para o Estado. “Paralisamos o setor de saúde em todos os municípios para denunciar este absurdo”, afirmou. Raupp falou sobre as dificuldades que o Estado tem enfrentado, mas também sobre os desdobramentos das prefeituras de cada município para manter a área da saúde em ordem e com dignidade para a população. “Alexandre, sabemos que tu tem feito todo o esforço para manter este hospital funcionando e devemos todos abraçar a causa que não possui saída mágica”, salientou e completou: “Este é um grito de socorro para que o caos não se espalhe simbolizado aqui em uma instituição tão importante”, disse.
Agenda – Ausente ao ato em função de agenda em Brasília, o presidente da Azonasul, Eduardo Leite (PSDB) articulou encontro dos prefeitos com o governador José Ivo Sartori (PMDB) nesta terça-feira, em Pelotas, após ato no Porto. No local, será entregue documento relatando os problemas causados pelo atraso dos repasses, bem como, o quadro demonstrativo das dívidas em aberto em cada uma das localidades. Na quarta-feira, a Azonasul confirmou reuniões em Porto Alegre para tratar sobre o assunto com diversos órgãos. O primeiro compromisso está marcado para às 9horas, na Assembleia Legislativa, na reunião da Comissão de Saúde, coordenada pelo deputado Zé Nunes (PT).
Redator: AzonaSul
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados