S�bado, 27 de junho de 2026, 08:32h
Home Saude
Objetivo é garantir pagamento de repasses atrasados do governo do Estado
Na manhã de terça-feira (10), foi assinado contrato da Santa Casa com o Banrisul a fim de garantir o pagamento dos repasses atrasados do governo do Estado referentes ao final de 2014 e ao ano de 2015. A medida adotada pelo governo estadual é de que os hospitais devem contratar o empréstimo com juros subsidiados, porém, o município é responsável por conseguir os fiadores. A quitação do financiamento será em 36 parcelas – de novembro de 2016 a outubro de 2019.
Para o prefeito Cláudio Martins, esta não é uma situação confortável, pois não há garantias de que o Estado pagará realmente a dívida. “Se estamos assinando este contrato hoje é porque tivemos duas pessoas corajosas, João Cláudio Pedroza (gestor presidente da Santa Casa) e Sandro Calvetti (agente comunitário de saúde) que serão os fiadores. Assinar hoje esse documento não significa o dinheiro na conta, pois ainda existe todo um trâmite burocrático para que finalmente o valor chegue até a Santa Casa”.
Mesmo assim, ele diz que o município deu um voto de confiança ao governo do Estado e que seguirá cobrando os repasses atrasados para a Secretaria de Saúde do município, atrasos estes que vem gerando um ônus de mais de R$ 1 milhão que podem resultar em suspensão de alguns serviços, como o transporte de pacientes para tratamento em outros municípios.
Na ocasião da assinatura, o gestor presidente da Santa Casa, João Cláudio Pedroza, ressaltou que a realização do ato para firmar o contrato com o Banrisul foi para dar transparência ao processo e deixar a par principalmente os trabalhadores do hospital. “O governo do Estado anunciou a liberação deste empréstimo em setembro e somente agora, 10 de novembro, estamos assinando o contrato, de um recurso que ainda está por vir”.
Pedroza lembrou que o valor referente ao mês de outubro, que deveria ter sido repassado pelo governo do Estado, também foi incluído no empréstimo, impossibilitando assim o pagamento do salário dos trabalhadores da Santa Casa. “Infelizmente não conseguiremos cumprir com o pagamento dos salários até o quinto dia útil, pois teremos que aguardar o depósito do dinheiro referente ao empréstimo assinado hoje”.
O empréstimo firmado com o Banrisul é de R$ 905 mil, sendo os juros de 1,7% ao mês. Também estiveram presentes no ato o gerente local do Banrisul, Mario Madruga, os componentes da mesa diretora do hospital Sandro Calvetti e Cristian Sabbado, além de vereadores e trabalhadores da entidade.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados