S�bado, 27 de junho de 2026, 05:13h
Home Saude
Afonso Hamm entregou o ofício sobre o pagamento de R$ 300 mil, referente à emenda de sua autoria
Na segunda-feira (23), um café da manhã no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas celebrou o repasse de R$ 300 mil para a instituição, oriundo de uma emenda parlamentar - apresentada no Orçamento Geral da União de 2014 - do deputado federal Afonso Hamm (PP/RS). Na ocasião, estiveram presentes o provedor da Santa Casa, Dr. Paulo Porto Gonçalves, demais membros da irmandade e o vereador progressista, Rafael Amaral.
Amaral explicou que, conforme o mandato que defende os hospitais filantrópicos de Pelotas, boa parte dos investimentos nos blocos cirúrgicos e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, hoje, são frutos de recursos das emendas do deputado federal. “Agora, para a ampliação do bloco cirúrgico, que atende toda a metade sul do Estado, Afonso Hamm faz o seu papel”. O vereador exaltou e parabenizou, também em nome da irmandade da Santa Casa, o comprometimento do parlamentar. Além disso, criticou a falta de representatividade, dada a pequena parcela de deputados da Região Sul no poder legislativo.
Afonso Hamm destacou a oportunidade de ter conversado com médicos e representantes administrativos da Santa Casa de Pelotas para compreender a atual situação do Hospital. “É um momento de muita adversidade do ponto de vista financeiro, com corte de recursos para a saúde. São grandes dificuldades, mas eu, felizmente, na condição de deputado, pude trazer este recurso”.
O recurso será destinado para aquisição de equipamentos para o Centro Cirúrgico do Hospital, composto de dois focos cirúrgicos de teto com iluminação por led’s, dois aparelhos de anestesia com monitor multiparâmetro e uma serra/perfuradora ortopédica (drill). A previsão é de que até o final deste ano os equipamentos estejam disponíveis para uso.
Hamm adiantou que, com a duplicação da UTI da Santa Casa, está sendo articulada, em Brasília, junto ao Ministério da Saúde, a habilitação de reclassificação da UTI de tipo 1 para tipo 2, que confere maior retorno de serviço para o Hospital. Analisando o atual panorama político do país, o parlamentar destacou a necessidade do acerto de aspectos econômicos e financeiros, assim como de credibilidade política.
O provedor da Santa Casa, Paulo Gonçalves, enfatizou que investimentos como esse no bloco cirúrgico e a habilitação da UTI do tipo 1 para 2, fazem com que o Hospital seja referência e se torne bem estruturado, não se limitando apenas à cidade de Pelotas. “Mesmo com a crise na saúde e falta de verbas, nossos serviços estão normais, os médicos estão trabalhando normalmente, não estamos demitindo funcionários e nem reduzindo serviços”, declarou Gonçalves. Ao finalizar, o provedor agradeceu a promoção do setor da saúde feito pelo deputado federal.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados