Sexta, 26 de junho de 2026, 17:12h
Home Saude
Força-tarefa começa a atuar no dia 19 de janeiro no Fragata
Uma força-tarefa para combater o Aedes Aegypti – mosquito responsável pela transmissão do vírus zika, além da febre chikungunya e a dengue –, está sendo organizada pela prefeitura de Pelotas para atuar no Município a partir do dia 19 de janeiro. A ideia é que a ação ocorra semanalmente.
Coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde, a mobilização foi planejada na tarde desta quinta-feira (7/1/16) no auditório do DST/Aids, que fica junto à Secretaria de Saúde (SMS), por diversas representações das secretarias municipais. A reunião definiu as atribuições de cada equipe e delimitou as principais ações.
A força-tarefa deve atuar de forma preventiva, a fim de dialogar com a população, fornecer informações para evitar a existência de criadouros do mosquito e de realizar o trabalho de fiscalização, limpeza, coleta e retirada de materiais propensos ao acúmulo de água parada.
O primeiro dia de ações da equipe ocorre no dia 19, das 8h às 16h, no QG da Secretaria, que será instalado na rua Darcy Xavier, próximo ao número 316. O local foi escolhido por estar próximo de dois dos três focos do mosquito (larvas) identificados em dezembro no Município. Os focos – que indicam que o Aedes Aegypti esteve no local – foram encontrados em “armadilhas” colocadas pela prefeitura para monitorar a incidência do mosquito.
Como a força-tarefa vai funcionar:
No dia e local definido, a prefeitura estará presente com quatro caçambas coletoras de lixo, caminhões e retroescavadeira para auxiliar na retirada dos materiais. Profissionais especializados estarão no local atendendo a população e prestando informações. Os moradores que não conseguirem levar seus materiais, podem contatar a equipe e solicitar o transporte do lixo.
A ideia é realizar a ação uma vez por semana atingindo um raio de 500 metros do local delimitado para a força-tarefa. Paralelo a isso, a prefeitura segue com o trabalho de visitas domiciliares, mapeamento das áreas prioritárias, controle mecânico e químico dos criadouros, orientação nos estabelecimentos comerciais, distribuição de material informativo e acompanhando casos suspeitos.
Estão envolvidas na força-tarefa a SMS, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Secretaria de Qualidade Ambiental, Defesa Civil, Sanep e o Conselho Municipal de Saúde.
Qual tipo de lixo será recebido na força-tarefa:
+ Lixo eletrônico (celulares, computadores, impressoras etc);
+ Pneus;
+ Eletrodomésticos;
+ Latas e garrafas de vidro e plástico;
+ Pias e vasos sanitários.
Saiba mais:
+ As armadilhas colocadas em diversos pontos da cidade são pneus cortados ao meio que acumulam água e, monitorados pela prefeitura, podem acusar a presença de larvas do Aedes Aegypti. Em Pelotas, existem 178 armadilhas e 316 pontos estratégicos, que são fiscalizados a cada 15 dias pela prefeitura.
+ Localizar um foco do Aedes Aegypti não significa que o mosquito foi encontrado, mas sim, que uma fêmea esteve no local e deixou os seus ovos. Sem o mosquito, as doenças não são transmitidas.
+ O número de focos do mosquito identificados no Município tem diminuído. Em 2013, foram detectados 57 focos; em 2014, foram 17 e em 2015, 10 focos foram encontrados.
Dicas para prevenir criadouros do mosquito:
- Não permitir o acúmulo de água;
- Fazer furos em pneus velhos;
- Remover galhos e folhas das calhas;
- Cuidar das piscinas;
- Manter garrafas e latas viradas para baixo;
- Fechar caixas, tonéis e barris de água.
Redator: Prefeitura de Pelotas
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados