Sexta, 26 de junho de 2026, 15:44h
Home Saude
RS teve 32 casos suspeitos de zika vírus nas primeiras semanas no ano
O Rio Grande do Sul registrou o primeiro caso de dengue em 2016. A confirmação aconteceu durante lançamento da sala de monitoramento do aedes aegypti - mosquito transmissor da doença - no Estado, nesta sexta-feira (15).
Nas duas primeiras semanas do ano, foram 108 notificações, sendo uma confirmada. O secretário estadual de saúde, João Gabbardo, diz que a preocupação não é só pela dengue em si, mas porque a presença do mosquito aumenta as chances de contaminação pelo zika vírus, que é a maior preocupação da saúde do Brasil neste momento.
O Estado teve 32 casos suspeitos de zika vírus, sendo que nenhum foi confirmado. Um caso de microcefalia foi confirmado, mas a gestante contraiu e tratou o vírus no Nordeste brasileiro, antes do conhecimento da relação entre as doenças.
A febre chikungunya também registrou confirmação de quatro casos, todos no ano passado e importados.
Sala de monitoramento
A sala de monitoramento vai reunir semanalmente representantes de saúde e demais frentes combate ao mosquito. Todas as sextas-feiras, informações atualizadas sobre as doenças, bem como novas ações de combate, serão divulgadas.
Redator: Rádio Gaúcha
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados