Sexta, 26 de junho de 2026, 09:29h
Home Saude
Segundo Rosa, no dia 19 deste mês haverá uma capacitação para formação de agentes de endemias
Na última semana, a secretária municipal de Saúde, Rosa Beatriz, participou da reunião mensal do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RS), realizado em Pelotas. Na pauta, estava a erradicação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela proliferação de doenças como a dengue, a febre amarela, a febre chikungunya e o vírus zika.
De acordo com Rosa, foi definido que no dia 19 de fevereiro haverá uma capacitação pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para a formação de agentes de endemias, que ajudarão no combate ao mosquito. Considerando que o município possui somente dois agentes de endemias cedidos pelo Estado, será necessário contar com ajuda de voluntários para desenvolver o programa.
O município está isento da dengue, da febre amarela, da febre chikungunya e do zika vírus. Entretanto, a população deverá ficar atenta aos sintomas de febre no corpo, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele.
A Vigilância Sanitária também está atenta ao mosquito. O agente de Saúde Hamilton Mendonça Peres disse que existem muitas armadilhas preparadas, onde há a desova do mosquito. As coletas são feitas periodicamente, mas até o momento a situação está sob controle.
Quem tiver dúvidas deve procurar o Posto de Saúde mais próximo ou ligar para (53) 3275-2021 pela manhã.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados