Sexta, 26 de junho de 2026, 06:40h
Home Saude
Pelotas uniu forças e movimentou a cidade no Dia de Mobilização Nacional contra o mosquito da dengue
O último sábado (13) foi escolhido o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, e Pelotas não podia ficar de fora desta grande corrente que se formou no país inteiro para a prevenção do mosquito. Uma força-tarefa formada por integrantes da Prefeitura de Pelotas (secretarias de Saúde e Habitação e Regularização Fundiária), Exército Brasileiro, Defesa Civil Estadual e Municipal e Brigada Militar uniu equipes em uma ação explicativa e de panfletagem de casa em casa, que visitaram os diversos bairros do Município.
Com a saída de campo entre as 8h e 18h era esperado que mais de 10% das residência de Pelotas recebessem o explicativo sobre o mosquito causador de doenças como a dengue, o zika vírus e a chikungunya. “Temos um saldo positivo com a ação deste dia, um tempo que não colaborou, mas equipes entusiasmadas em combater o mosquito”, salientou a vice-prefeita Paula Mascarenhas.
Duas reuniões foram realizadas, pela manhã na Unidade Básica de Saúde (UBS) Getúlio Vargas e à tarde na UBS Simões Lopes. O objetivo era a integração e a informação de dados parciais às demais equipes e à imprensa.
Quase mil homens, intitulados soldados verdes (Exército) e soldados brancos (agentes de saúde) estiveram nas ruas da cidade conversando com a comunidade e alertando sobre os perigos que o mosquito traz. “Nós vamos mostrar à comunidade que somos maiores que o mosquito”, disse o General de Brigada, Nilton José Batista Moreno Junior, que coordena a operação.
Breve histórico sobre o aedes em Pelotas
Há 12 anos Pelotas conta com uma equipe de endemia. Em 2013 houve um aumento considerável de larvas encontradas no município. A época foram achados 56 focos, todos em larvas, e a partir daí as equipes sempre seguiram trabalhando no combate ao mosquito.
Atualmente, o índice de amostragem é zero e a SMS segue sempre em busca de larvas ou do mosquito, mapeando mensalmente as áreas consideradas de risco – onde em algum momento já foram encontradas larvas.
Próximas ações
Entre os dias 15 e 19 será realizada uma nova força-tarefa para a erradicação de possíveis focos de proliferação do mosquito e descontaminação. A ação envolverá os mesmos serviços que trabalharam neste sábado.
No início do ano letivo, militares e as equipes da SMS estarão visitando escolas públicas e privadas para divulgar informações e conscientizar os estudantes. Estas datas ainda serão definidas junto às escolas.
Redator: Prefeitura de Pelotas
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados