Sexta, 26 de junho de 2026, 05:10h
Home Saude
*Com informações de Rogério de Souza Lucas
No sábado (13), ocorreu a mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti. A maioria dos municípios brasileiros realizou ações de prevenção e controle do transmissor da dengue, febre chikungunya, febre amarela e zika vírus.
Em Pinheiro Machado, as atividades foram antecipadas e promovidas nos dias 11 e 12 deste mês. A mobilização, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, começou na manhã do dia 11 e contou com o apoio das Secretarias de Obras e de Agropecuária, e de integrantes do Capítulo Guardiões da Luz n° 826, da Ordem DeMolay.
O grupo, formado por agentes comunitários de saúde e de endemias, um fiscal sanitário, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), motoristas e operadores das Secretarias de Obras e Agropecuária, e jovens da Ordem DeMolay foi dividido em quatro equipes que se distribuíram pela cidade.
Durante a ação, foram retirados das vias públicas e dos canteiros pequenos criadouros de mosquitos como garrafas, copos descartáveis, latas, calçados, tampas, potes, baldes, sacolas e pacotes. Também foram recolhidos televisores, máquinas de lavar e sofás.
Houve ainda visitas domiciliares com a intenção de alertar os moradores sobre os riscos que o mosquito oferece à saúde humana e orientá-los sobre as formas de evitar uma possível infestação na cidade.
Equipes de operadores de retroescavadeiras e caminhões basculantes fizeram a limpeza das valetas para evitar o acúmulo de água e retirar o lixo nelas existentes. O grupo do NASF se concentrou na praça Central Angelino Goulart, distribuindo folders da campanha #RS Contra a Dengue e conscientizando os munícipes sobre a necessidade de eliminar os criadouros de suas residências.
Na tarde do dia 12, agentes de saúde, de endemias e um fiscal sanitário foram à Vila Umbu, onde fizeram visitas às residências, com distribuição de folders e orientação aos moradores. Os agentes recolheram o lixo que estava espalhado nas ruas da Vila. Uma retroescavadeira e um caminhão retiraram entulhos que estavam depositados às margens das vias públicas.
A prevenção da proliferação do Aedes aegypti continuará no município. Além do trabalho de rotina realizado pelos agentes de endemias, serão promovidas outras atividades. Segundo o Ministério de Saúde, os agentes comunitários de saúde deverão vistoriar os imóveis da cidade, na Vila Umbu e na Vila Torrinhas, com o objetivo de identificar os criadouros e passar orientações às famílias.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados