Sexta, 26 de junho de 2026, 05:09h
Home Saude
No dia 11, o Estado pagou a parcela de janeiro de sua dívida com a União, acabando com o bloqueio de contas e podendo fazer o pagamento de R$ 95,9 milhões à Secretaria da Saúde para despesas com hospitais, fornecedores do Sistema Único de Saúde (SUS) e repasses para municípios. Deste montante, pouco mais de R$ 300 mil foram repassados à Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, referente aos atrasos dos meses de novembro e dezembro de 2015.
A Santa Casa vive dias difíceis e reduziu os atendimentos à comunidade, no início de fevereiro, para cortar gastos. Somados os três meses de atrasos, o Estado, no início de fevereiro, devia cerca de R$ 1,4 milhão para a instituição lourenciana. Com o pagamento feito, o presidente da instituição, José Nei Pereira Lamas, revela que foram quitadas as dívidas com fornecedores e laboratórios. “Tapamos um buraco, mas outros se abrem”, lamenta.
Dentre os atrasos que a Santa Casa acumula atualmente estão os salários dos médicos, que ameaçavam entrar em greve, caso não recebessem até o dia 10 de fevereiro. “Ainda não consegui pagá-los, mas eles estão sendo parceiros, só não sei por quanto tempo. Não temos como prever nada com esta situação”, diz Lamas, se mostrando confiante que a situação melhore em breve.
Ainda no início deste mês, quando anunciou a redução dos atendimentos, o presidente da Santa Casa explicou a situação aos vereadores municipais, que se colocaram à disposição para juntos buscarem alternativas. Em nota enviada à imprensa, a direção da instituição explicou que os atendimentos pagos pelo SUS geram prejuízos consecutivos com a defasagem na tabela do SUS, que causa ao hospital dificuldades no gerenciamento. “A política atual, tanto do governo do Estado como do governo federal, tem contribuído para a penúria a que estão submetidas as Casas de Saúde, enfraquecendo substancialmente o atendimento à população que necessita destes serviços”, diz a nota.
Os esclarecimentos da entidade também destacam que a gestão do hospital tem buscado formas alternativas para a continuação dos serviços, porém a direção não gera recursos, mas sim administra a escassez de dinheiro, priorizando sempre um atendimento de qualidade à população lourenciana. “A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul conta com um quadro de 263 colaboradores, prestando atendimentos essenciais à população como, por exemplo, a hemodiálise, recepção, ala psiquiátrica e demais setores internos. Atualmente, a direção está em tratativas finais na afirmação de uma parceria para instalar no hospital serviços de tomografia. Nestes anos, a provedoria tem contribuído para a modernização da instituição e a adequação das normas hospitalares exigidas pelas regulamentações; O gerador de energia elétrica próprio para suprir as faltas e a climatização de todas as unidades em andamento, entre outros, são exemplo deste esforço; A instituição conta também com oficina própria de manutenção e atelier interno para a confecção e reparação dos enxovais de cama, gerando economia nestas atividades. Fundado em 1947, o hospital tem se tornado uma referência em São Lourenço do Sul e desde 2003 é um hospital amigo das crianças, com ações que contribuem para o desenvolvimento e bem estar infanto-juvenil”, encerra a nota.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados