Sexta, 26 de junho de 2026, 02:20h
Home Saude
Estado contraria dívida de R$ 1,2 milhão e relata atraso de apenas incentivos de dezembro
A Santa Casa de Jaguarão suspendeu os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) alegando atraso de repasses de R$ 1,2 milhão do Estado. Emergências e pronto socorro continuam, mas serviços de internações, partos e especializações foram suspensos. Pacientes são encaminhados a Pelotas e gestantes a Santa Vitória do Palmar. Médicos e funcionários teriam recebido os pagamentos parcelados, em 50% e 60%.
A 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS) contraria o valor da dívida e advertiu a instituição por quebra de contrato. Segundo o coordenador Gabriel Andina, a única verba em atraso é relativa a incentivos estaduais de dezembro. A verba de janeiro vence no final de fevereiro. De setembro a dezembro de 2015, o contrato não foi renovado devido à falta de alvará dos bombeiros para funcionamento. Com isso, os atendimentos seguiram mas os incentivos foram cortados.
Apesar da legislação não permitir o repasse de incentivos durante o período sem contrato, a Secretaria Estadual de Saúde vai propor um aditivo para pagar em parcela única os meses sem formalização. Uma reunião está prevista para a próxima terça-feira (1º) em Porto Alegre.
A Santa Casa de Jaguarão tem 120 servidores e 65% dos leitos pelo SUS.
Redator: Rádio Gaúcha
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados