Quinta, 25 de junho de 2026, 20:35h
Home Saude
Nos últimos dias, a discussão e preocupação com a grave crise financeira da Santa Casa de Caridade de Jaguarão tem mobilizado as autoridades jaguarenses na busca de soluções junto aos representantes do governo estadual. O que culminou na suspensão dos serviços, por tempo indeterminado, mantendo somente o Pronto Atendimento (urgência e emergência), foi a falta de recursos - em torno de R$ 1 milhão - que deveriam ser repassados pelo Estado, mediante assinatura do contrato realizado em janeiro de 2016.
Esta situação, que se tornou crítica, já que o hospital atende não só a comunidade jaguarense, mas é referência no atendimento de municípios da região, levou o legislativo, através da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), a realizar na segunda-feira (14) uma audiência pública. Comunidade, representantes da Zona Sul e representantes do Estado estiveram mobilizados para avaliar e buscar soluções para o hospital.
A presidente do legislativo, vereadora Roseli Calvetti, dirigiu os trabalhos do evento, que contou com a participação do prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins, representando a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul); do prefeito de Herval, Ildo Salaberry, integrante da Frente Parlamentar de Apoio das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS; do deputado José Nunes, representante dos Estados do Sul pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASEMS); do secretário de Saúde de Piratini, Diego Espíndola; do secretário de Saúde de Jaguarão, Celso Caetano; e do gestor presidente da Santa Casa de Caridade de Jaguarão, João Cláudio Pedroza.
Também estiveram presentes vereadores, secretários municipais, profissionais da área da saúde, médicos, enfermeiros e funcionários da Santa Casa.
Nos pronunciamentos das autoridades foi destacada a importância de unir os esforços em prol da causa, independente das siglas partidárias, pois a saúde é uma questão de emergência. Há a necessidade da mobilização em conjunto, articulando com deputados da região para conduzirem um diálogo com o Estado. Também foi relatada a preocupação com os médicos e funcionários da Santa Casa que estão com os salários atrasados, e com o prazo de funcionamento do hospital que está esgotando, devido à falta dos recursos, o que acarretará no fechamento de suas portas.
O vereador Ariom, um dos proponentes da audiência, salientou que até o último momento o município conseguiu colaborar com o funcionamento do hospital com repasse de quase R$ 4 milhões (recursos livres), mas que infelizmente chegou ao limite e que a expectativa de mudar este cenário, que envolve funcionários da Santa Casa sem pagamento, falta de recursos para material, débitos com fornecedores, é a vinda dos recursos estaduais.
No encerramento da audiência foram apresentadas várias propostas, dentre elas estava a Moção de Apoio do Legislativo, atendendo o Conselho de Saúde, cujo objetivo é conseguir tratativas com o governo para a chegada dos repasses. A Moção será encaminhada ao governador, ao secretário estadual de Saúde, à Assembleia Legislativa e à Comissão de Saúde da Assembleia. Outro encaminhamento foi feito pelo deputado Zé Nunes, que propôs uma audiência com a Frente Parlamentar de Apoio das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS e com a Comissão de Saúde da Assembleia, com a representação de Jaguarão envolvendo servidores da Santa Casa, poder executivo, legislativo, secretário de Saúde e representantes da sociedade civil. É uma forma de mobilizar os agentes políticos e efetuar uma pressão para atender Jaguarão e outros municípios.
Conforme as propostas, a Roseli finalizou a audiência pública e confirmou o agendamento da reunião na Câmara Municipal de Vereadores para formalizar a Comissão representativa que fará parte da audiência com os deputados em Porto Alegre.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados