Quinta, 25 de junho de 2026, 10:10h
Home Saude
Assembleia comemorou os bons números da instituição que está com todas as contas em dia
O Centro de Saúde São João da Reserva reuniu seus diretores, conselheiros e voluntários para assembleia na noite do dia 22, quando foi realizada a apresentação do balanço das contas de 2015. E os presentes comemoraram, já que a instituição está com todas as contas em dia e investindo, mesmo no momento de crise no país que vem atingindo, especialmente, a área da saúde.
Os detalhes do balanço foram apresentados pelo administrador da instituição Emanuel Bolico e pelo contador José Paulo André. O balanço apresentou um grande crescimento de receita em comparativo entre 2015 e 2014, assim como melhoria no equilíbrio das contas. Eles detalharam custos com pagamento de pessoal, equipamentos, materiais e medicamentos, assim como os repasses de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios com a Prefeitura e iniciativa privada. “As receitas subiram muito, mas as despesas também, como em todos os hospitais, principalmente em função da desatualização das tabelas do SUS e cortes nos repasses do Estado”, comentou o contador, fazendo uma análise: “Nunca antes na história deste hospital houve tanta transparência. E tudo, absolutamente tudo, está documentado”, disse André.
A entidade manteve em 2015 um déficit operacional mensal de apenas R$ 20 mil, mesmo assim, todas as contas estão quitadas, não há qualquer dívida a ser paga. Ao lembrar de momentos difíceis em anos anteriores, o presidente da instituição, Erno Mayer, comemorou, dizendo ser motivo de alegria realizar a assembleia com boas notícias.
E com todas as contas em dia, a entidade tem todas as negativas para poder fazer a captação de recursos, com setor público e privado para investir, o que vem fazendo toda a diferença. “Pouquíssimos hospitais podem dizer que têm um furo de R$ 20 mil e que tudo está em dia. Isso é uma situação anormal, devemos sair daqui orgulhosos, mas com o desafio de zerar este déficit”, alertou o presidente do Conselho Fiscal, Paulo Herrmann.
Iniciativa privada faz a diferença
Com as contas em dia e investindo pesado. Essa é a realidade do Centro de Saúde São João da Reserva, o único hospital do Rio Grande do Sul em zona rural. O que vem fazendo toda a diferença são as captações junto à iniciativa privada. Nos últimos cinco anos, estes recursos somam R$ 13 milhões.
Paulo Herrmann, que é o presidente do Conselho Fiscal da instituição, é lourenciano, natural da localidade de São João da Reserva e é presidente da empresa de máquinas agrícolas John Deere para a América Latina. É ele que vem trabalhando com a captação de recursos junto a grandes empresas, como a própria John Deere e o Bradesco, por exemplo.
Estes recursos estão modificando o Centro de Saúde, que está em fase final de obras que o transformaram de ruínas em algumas alas, para um moderno e amplo hospital. A reforma é total, desde a recepção, até quartos, geriatria, consultórios, pronto atendimento e centro cirúrgico. Tudo novo, com equipamentos de ponta e modernização inigualáveis na Zona Sul do Estado. E são também essas subvenções da iniciativa privada que vem transformando a realidade econômica da instituição.
O Centro de Saúde São João da Reserva será reinaugurado em breve, totalmente renovado. Outra iniciativa é a construção de um Centro de Convivência do Idoso, que será inaugurado no dia 28 de maio, ao lado do hospital. Um espaço para a convivência entre idosos, realizações de inúmeras atividades e, no caso de necessidade, já estão próximos do hospital para receberem atendimento.
Os presentes na assembleia também tiveram a oportunidade de visitar as várias alas que estão praticamente prontas, restando apenas as instalações de alguns equipamentos, e puderam perceber a transformação pela qual passa a importante instituição de saúde.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados