Quinta, 25 de junho de 2026, 06:44h
Home Saude
No dia 21 deste mês, ocorrerá mais uma edição da campanha de doação voluntária de sangue, organizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel).
A campanha é realizada durante a manhã e tarde na sede do Posto Central, situado na rua 15 de Novembro, nº 245. O horário de atendimento será das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.
A enfermeira chefe do Posto de Saúde, Fernanda Hernandes, destacou a espontaneidade e importância da doação. “Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. O sangue não tem substituto. Por isso, a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade e cidadania”, destacou.
Ressaltando a praticidade da ação, Fernanda explicou quais são os procedimentos e duração de todo o processo. “A quantidade doada é reposta rapidamente, a pessoa só doa novamente se quiser. A doação de sangue não vicia. O doador é atendido por pessoal capacitado e qualificado para esta função, e o processo dura cerca de uma hora. O doador passa por uma pré-triagem, com verificação de sinais vitais, entrevista clínica, doação, onde é retirado em torno de 450 ml de sangue, e depois é encaminhado a um lanche acompanhado por líquidos para repor o volume retirado na doação”, disse.
O doador deve apresentar um documento oficial de identidade com foto, estar bem de saúde e não estar em jejum.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados