Quinta, 25 de junho de 2026, 01:19h
Home Saude
Evento reuniu profissionais, estudantes, pacientes e militantes da luta antimonicomial
Com o tema “Mentaleiros em defesa do SUS”, profissionais da saúde mental, estudantes, autoridades e militantes tiveram dois dias de debates sobre o tratamento em saúde mental longe dos manicômios, durante a realização do 12º Mental Tchê, realizado nos dias 19 e 20 de maio, em São Lourenço do Sul.
A defesa pela extinção dos manicômios foi marcante no evento, em palestras e rodas de conversas, uma luta antimanicomial que prioriza o atendimento humanizado dos pacientes, sem isolamento da sociedade, mas sim inseridos e atuantes.
O tema foi destaque também na abertura do evento, quando o secretário de Saúde, Arilson Cardoso, lembrou a trajetória do Mental Tchê, destacando que desde a primeira edição lotou o Galpão Crioulo do Camping Municipal. “Desde então, o evento tem se consolidado como referência na luta antimanicomial”, comemorou o secretário. Já o prefeito Daniel Raupp destacou que a crise enfrentada no país e no Estado, que afeta diretamente os municípios, não impediu a realização de mais uma edição. “Nosso município mantêm um compromisso com a luta antimanicomial e com a saúde pública”, disse.
Os representantes de vários municípios gaúchos que estiveram no evento, além de assistirem e participarem das discussões, acompanharam as apresentações culturais feitas por pacientes de instituições de saúde mental de várias cidades, e prestigiaram uma grande feira do artesanato lourenciano.
No final do evento foi elaborada a “Carta Manifesto”, que reúne opiniões e temas de debate, e que será divulgada para os grupos de gestão na área em todo o país.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados