Quarta, 24 de junho de 2026, 23:40h
Home Saude
Considerada modelo no Brasil, instituição no interior de São Lourenço do Sul foi totalmente reformada, ampliada e modernizada, ganhando também um Centro de Convivência do Idoso
Fundado em 1920, o Centro de Saúde São João da Reserva passou por grandes transformações nos últimos anos e foi reinaugurado no sábado (28), considerado modelo de modernização, voluntariado e de parceria público/privada a ser seguido nacionalmente. O momento foi também de inauguração do Centro de Convivência do Idoso Die Ecke, outra iniciativa exemplar na visão dos presentes durante a importante solenidade no interior do município.
A instituição, único hospital de zona rural do Rio Grande do Sul, passou por momentos de extrema dificuldade financeira e estrutural. Só se manteve em funcionamento devido ao trabalho de “voluntários teimosos que não desistiram”, como destacou o presidente da instituição, Erno Mayer. Emocionado, ele disse ser talvez a pessoa mais realizada entre os presentes no ato. Foi com recursos privados, especialmente da John Deere e do Bradesco, que somam R$ 13 milhões, que a grande virada começou no Centro de Saúde. Foi possível a renegociação das dívidas e a comemorada conquista da filantropia, assim como a construção do Centro de Convivência do Idoso e toda a transformação no hospital.
A luta e os resultados alcançados foram destaque nos discursos do dia. Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra disse estar diante de um exemplo nacional de saúde rural. “Não há nenhuma comunidade do interior do Brasil com um serviço de saúde como aqui. Vocês podem se orgulhar, pois São Lourenço está se tornando um modelo para todo o Brasil”, disse o ministro. Sua fala foi completada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, que representou o governador Sartori: “Não tenho dúvida de que este exemplo vai se espalhar para todo o Brasil”.
Dois representantes da iniciativa privada tiveram papel fundamental. O presidente da John Deere para a América Latina, Paulo Hermann, é lourenciano e foi o grande mentor da transformação. Para ele, o momento é histórico. “Acho que isso é um piloto que podemos espalhar para o Brasil”, disse. Membro do Conselho Administrativo do Bradesco, José Alcides Munhoz se mostrou surpreso com o que encontrou. “Para mim e o Bradesco é um prazer estar aqui. Desde o início o Paulo me falava deste projeto, mas agora, chegando aqui, confesso que não imaginava o tamanho deste trabalho”.
O prefeito Daniel Raupp lembrou os encontros da direção da instituição com a administração municipal na busca pela salvação do Centro de Saúde, e os encontros para a transferência dos recursos das empresas. Raupp também destacou a atuação de Hermann. “Ele teve este olhar para sua terra, seu povo, e quis fazer alguma coisa. As pessoas querem ter e o Paulo quer ser, com todo este grau de compromisso”, elogiou o prefeito, diante de profissionais da saúde de vários municípios, representantes de instituições, vereadores e deputados federais e estaduais, além da comunidade. Junto ao presidente da instituição, o prefeito também assinou a transferência dos R$ 13 milhões repassados pelas empresas via Conselho Municipal do Idoso e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
O homem responsável pela transformação
O nome mais citado e elogiado na solenidade foi de Paulo Hermann. O lourenciano natural da localidade de São João da Reserva saiu de casa para estudar aos 12 anos e hoje é o presidente da John Deere para a América Latina. Foi pelas mãos dele que a grande virada começou. Na solenidade, ele lembrou que, ao passar um fim de semana visitando sua mãe, a vizinha Margarida Brächer, que já presidiu a instituição, pediu a ele doações de tintas para pintar a fachada do hospital. Ele preferiu pensar e visitar o local, quando viu que a pintura era uma questão mínima. Utilizou primeiramente recursos da Fundação John Deere para pequenos reparos. Entrou para a direção da instituição em 2012, começou a discutir as dívidas, a gestão administrativa e as mudanças necessárias. Correu atrás de recursos para toda a transformação, resultando nos R$ 13 milhões. “As grandes empresas não estão apenas preocupadas em fazer dinheiro, mas também tem responsabilidade social e o desejo de mudar a vida das pessoas”, disse ele, também detalhando todos os passos até a chegada do momento da reinauguração.
O novo Centro de Saúde
Totalmente reformado, o Centro de Saúde São João da Reserva foi também ampliado e modernizado. Quem o visita, não tem a impressão de que se trata de um local de atendimento público de saúde. Modernizada, a instituição também investiu em equipes profissionais e equipamentos, como um moderno sistema de raio X, de endoscopia, de oftalmologia, por exemplo, além do bloco cirúrgico com total isolamento para evitar a entrada de ar externo e possíveis bactérias. São 61 leitos, também modernizados, com oito especialidades médicas, consultórios médicos, pronto socorro para urgência e emergência, salas para diversos procedimentos, entre inúmeras outras melhorias. Diretor administrativo do Centro, Emanuel Bolico disse ser aquele um espaço para prover a saúde, o bem estar e para oferecer conforto aos pacientes durante sua estada.
Intensamente aplaudido, o cardiologista Adolfo Sparemberg explicou o funcionamento da telemedicina. Com o moderno sistema, os médicos da instituição estarão conectados com os profissionais dos mais importantes hospitais do Brasil, debatendo caso a caso de cada paciente, avaliando exames e tratamentos. O mesmo sistema permitirá a transferência dos exames. “Não é mais o paciente que vai viajar, os exames vão viajar, a informação vai viajar. E nós teremos os melhores profissionais do Brasil conosco no debate de cada caso”, destacou o médico, detalhando ainda os tantos equipamentos de ponta disponíveis para atendimento aos pacientes.
Um olhar especial ao idoso
Com uma grande ala geriátrica, o Centro de Saúde São João da Reserva sempre teve um olhar diferenciado com os idosos. Agora, ganha o Centro de Convivência do Idoso e também um novo sistema de monitoramento dos pacientes. Em casa, longe da equipe de saúde, o idoso é monitorado por um equipamento com GPS, que informa a equipe médica de quedas, glicemia e pressão arterial. Em caso de necessidade, a equipe liga para o paciente e ele apenas precisa apertar um botão para o diálogo em viva voz. Aos 76 anos, Wilmar Peglow, o Preguinho, já está usando de forma experimental o equipamento. “Em setembro tive um princípio de infarto, então o cuidado maior comigo é com as quedas, pois comecei a cair muito. Esses dias, caí e a secretária logo entrou em contato. Me sinto muito mais seguro”, garantiu o senhor, que está entusiasmado com o novo Centro de Saúde.
O espaço belo e moderno do Centro de Convivência receberá os idosos durante o dia, devendo ter festas, apresentações artísticas, jogos, palestras, entre outras iniciativas. O local tem biblioteca, espaço de inclusão digital, área de massagem, auditório, sala de canto orfeônico, sala multiuso, café, capela, além de área administrativa, consultório odontológico e laboratório de análises clínicas. A equipe é formada por administração, médico, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e acompanhante terapêutico. A ideia é que o idoso passe o dia no local e volte para casa à noite. “Vamos promover a saúde, que as pessoas tenham uma boa velhice. E se precisar, o Centro de Saúde está aqui ao lado”, disse Hermann. A presidente do Centro de Convivência, Margarida Brächer, pediu também ajuda da comunidade. “Só vou me considerar vitoriosa se tiver todos vocês aqui aproveitando o espaço e se tiver a ajuda de todos”. O Centro receberá ainda um ginásio com piscina coberta e climatizada para os idosos.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados