Quarta, 24 de junho de 2026, 19:26h
Home Saude
São Lourenço do Sul recebeu neste mês 300 doses extras da vacina contra a caxumba, doença que vem se alastrando no país com surtos em algumas regiões. Embora o município não tenha registro de surto, as doses da vacina estão à disposição da comunidade, buscando assim evitar a proliferação da doença. Novas doses devem chegar em breve à Secretaria da Saúde.
A enfermeira Paula Soares, chefe do Setor de Imunizações da Secretaria da Saúde, explica que as pessoas menores de 20 anos devem ter na carteira de vacinação o registro de duas doses da tríplice viral para estarem imunes. Já as pessoas com mais de 20 anos, devem ter uma dose. Como houve períodos de mudanças no esquema vacinal, é possível haver brechas de pessoas sem a imunização. “Isso gera bastante dúvida. O ideal é que as pessoas peguem a carteira de vacinação e vão até uma das unidades de saúde para conferir. Se precisar, todas as unidades estão com doses da vacina para aplicação”, orienta Paula, dizendo que justamente estas mudanças ao longo dos anos é que deixaram algumas pessoas sem a imunização, motivo pelo qual são os adultos que estão sendo contagiados pela doença atualmente no país.
Mesmo com muitos casos em várias regiões do país, inclusive no Rio Grande do Sul, em São Lourenço do Sul não há, ainda, motivos para preocupação. Existem casos, até um pouco acima da média, porém Paula Soares garante que no momento não há surtos. “Temos casos, mas é normal, não há motivo para preocupação. Não são casos de surto, pois não se trata de proliferação, por exemplo, na mesma família, na mesma sala de aula. São casos isolados”, pondera a enfermeira, explicando que as doenças têm ciclos em períodos de anos e agora a caxumba está tendo seu ciclo de proliferação, como foi no ano passado com a meningite.
Atualmente, a vacinação é feita nas crianças com a tríplice viral aos 12 meses e aos 15 meses é feita a tetra viral, ambas com imunização também da caxumba. Mas Paula alerta que os adultos que não estão vacinados devem procurar as unidades de saúde.
Sintomas, contágio e tratamento
A caxumba tem contágio bastante semelhante com a gripe, por vias respiratórias. Os sintomas são dor de cabeça, dor de garganta, dificuldade para engolir e inchaço do pescoço. O tratamento é feito apenas com remédios para aliviar as dores e a melhora do quadro se dá por repouso absoluto. “O repouso é fundamental para evitar a complicação da doença que pode evoluir para quadros mais graves. Não há tratamento com medicamentos, é o repouso a recomendação”, explica Paula Soares.
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados