Quarta, 24 de junho de 2026, 14:20h
Home Saude
Nem mesmo o céu cinzento de sábado (25) à tarde tirou o brilho do cerimonial de inauguração da primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) de Arroio Grande. O cerimonial contou com atrações extras, como a apresentação da Banda da Brigada Militar do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO-Sul/Pelotas); do Grupo de alunos da Escola Municipal João Goulart, com o “Projeto Dialogando com a Adversidade”; e do Grupo de Expressão “Ágape”, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
Na frente do prédio da Unidade ficou estacionada a nova frota de veículos adquiridos para o atendimento da saúde municipal e uma pirâmide foi erguida, protegendo os populares que se aglomeraram em grande número para prestigiar o evento. Os três Médicos de Família, Dr. Robson, Dra. Milene e Dr. Santiago, juntamente com a equipe de enfermagem e os agentes comunitários de saúde, também marcaram presença.
O secretário municipal da Saúde, Inácio Teixeira Lima, em seu pronunciamento contou passo a passo todo o trabalho da atual administração para viabilizar os recursos para as UBS. Ele disse que, em 2013, foi protocolado no Ministério da Saúde o projeto “Cadastrando Arroio Grande no Programa Requalifica UBS”, marcando naquele momento, segundo ele, uma nova história no atendimento da saúde municipal.
Ao agradecer a confiança do prefeito Luis Henrique Pereira da Silva (PP), Lima citou seu pai, Dr. Vitalino de Souza Lima, ex-secretário municipal de finanças em administrações anteriores, e os ensinamentos de que “na vida pública deve-se honrar a seriedade com o dinheiro público, pois só assim poderemos andar de cabeça erguida na certeza do dever cumprido”, e encerrou bastante emocionado.
O vice-prefeito Ivan Guevara lembrou a importância da prevenção de doenças e que as Unidades, estrategicamente construídas, serão de suma importância para que esse trabalho seja desenvolvido, valorizando, principalmente, a ação dos agentes comunitários. Gonçalves acrescentou que sente-se feliz como profissional da saúde e como vice-prefeito, pois o município está dando um gigantesco passo na prestação de um atendimento qualificado para a comunidade.
“Não nos cabe aqui julgar quem teve a oportunidade de implantar as Unidades Básicas antes e não o fez. O importante é olhar para frente e ter a certeza que com seriedade e planejamento, independente das crises financeiras, é possível realizar muito pela nossa gente”, finalizou o vice-prefeito.
Para o prefeito, a inauguração da UBS Zona Norte só se tornou possível pela dedicação e empenho do secretário Inácio Lima, fazendo questão de lembrar que Lima entrará para a história política do município por ser o primeiro secretário a permanecer no cargo durante toda uma gestão. Silva fez essa introdução e justificou que, com todas as turbulências políticas e financeiras do governo federal, muitos municípios perderam importantes projetos, mas que encontrou no secretário “um batalhador incansável, que não desistiu até a liberação da primeira parcela do recurso pela Caixa Econômica Federal”.
O prefeito disse ainda que a implantação das Unidades complementam outros programas essenciais no atendimento básico da população, tais como: os Médicos de Saúde, com três profissionais uruguaios, e com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), com 17 agentes comunitários. Silva adiantou que em aproximadamente 40 dias será entregue a UBS Zona Leste e, logo após, a Unidade ampliada no bairro Promorar.
“Na vida, não podemos contar com a sorte exclusivamente, quem pensa assim fica de braços cruzados esperando um milagre. Orgulha-nos dizer que, para a administração municipal de Arroio Grande, a crise financeira, política, ética e moral do país nos servem como incentivo para continuar lutando. A resposta para os pessimistas e para quem não acreditava que pudéssemos governar, está em cada uma das inúmeras obras da administração. Desde os mais de oito quilômetros de canos, acabando com as valetas até, passando pelo complexo esportivo, pelo loteamento Novo Tempo, pelo Centro do Idoso, até este magnífico prédio da UBS. Nós acreditamos na união de forças e no trabalho sério e, assim, fica mais fácil contar com a sorte”, concluiu o prefeito.
A UBS atenderá das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, com um médico de família, Dr. Robson, e a Drª Eliane Issê Gomes, clínica médica e ginecológica. Também integram a equipe a enfermeira Paula Link, a técnica em enfermagem, Neli Quadro, e sete agentes comunitários de saúde.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados