Ter�a, 23 de junho de 2026, 08:09h
Home Saude
Assessor do deputado Giovani Cherini diz, em gravação, que controla o comércio de exames
Fraude que ocorreria na cidade pode se repetir em vários municípios
Uma reportagem produzida pela RBS TV e exibida no programa Fantástico, da TV Globo, no domingo (9), expôs um esquema para furar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) na realização de exames, o que ocorre em São Lourenço do Sul e, provavelmente, em muitas outras cidades do Estado. O esquema envolve um candidato a vereador do último pleito, assessores parlamentares e supostamente também o deputado federal Giovani Cherini (PR/RS).
A reportagem acompanhou a forma como o esquema ocorreria. Em São Lourenço do Sul, os interessados procuravam um frentista que agendava o exame mediante o pagamento de R$ 50. Ao invés de ficar na fila do SUS, o paciente rapidamente tinha acesso ao serviço. Em Porto Alegre, era recebido por um assessor parlamentar de Cherini, que o encaminhava até uma clínica que também integraria o esquema.
Além do assessor parlamentar que trabalhava para o deputado em Porto Alegre, o assessor em São Lourenço do Sul, Sidenei Gehling, também estaria envolvido. E ele revela que o esquema envolve muitos políticos em várias cidades gaúchas, o que ocorreria já há vários anos. Já o frentista que agendava os exames, Altair Fonseca, conhecido como “Caco do Posto”, não foi encontrado para comentar o caso, mas na reportagem negou o esquema. Ele foi candidato a vereador pelo PDT e obteve 431 votos, ficando como suplente na coligação PDT/PR.
A reportagem acabou repercutindo na imprensa estadual e nacional. Em São Lourenço, o impacto também foi grande e dividiu opiniões na comunidade. Há quem condene o esquema e agora cobre punição, mas há quem, mesmo concordando que é errado, entenda que de alguma forma o esquema ajudaria pessoas que precisam de exames rapidamente.
Notas de esclarecimento
Giovani Cherini - O deputado enviou uma nota de esclarecimento ao JTR negando envolvimento no esquema: “A ligação entre o deputado e o caso está restrita à má conduta de um auxiliar e um candidato a vereador, que agiam sem o conhecimento do parlamentar”, diz a nota, revelando que o auxiliar em questão foi exonerado assim que o parlamentar tomou conhecimento do vídeo que embasa o caso. A nota também alega que o frentista, candidato a vereador, não é do mesmo partido que o deputado e jamais prestou serviços ao respectivo escritório político. Cherini defende a apuração das responsabilidades e, na nota, diz que desde o primeiro momento já tomou providências para a ampla colaboração de seu gabinete nas investigações.
Ministério da Saúde - Também em nota, o Ministério da Saúde considera inaceitável qualquer irregularidade no SUS com objetivo de obter vantagens pessoais. “As irregularidades apresentadas reforçam que é acertada a prioridade dada pela atual gestão do Ministério da Saúde à informatização da rede pública para dar transparência ao uso dos recursos públicos. Está em implantação um sistema de informação nacional para todos os serviços e, em 60 dias, os postos de saúde de todo o país devem adotar prontuário eletrônico e envio 100% digital das informações. O Ministério da Saúde fiscalizará as irregularidades apontadas pela reportagem por meio do Denasus [Departamento Nacional de Auditoria do SUS]. Pela legislação, a organização das filas é responsabilidade dos estados e municípios”, diz a nota, pedindo que o cidadão colabore: “O cidadão é parte fundamental na fiscalização do sistema e pode denunciar irregularidades pelo número 136”.
Prefeitura de São Lourenço do Sul - A Prefeitura diz repudiar o suposto esquema ilegal de marcação de consultas e exames com objetivo de furar a fila do SUS. “A Administração Municipal lamenta pelos pacientes que eventualmente tenham sido prejudicados pela fraude e reforça que o esquema não tinha relação com a Secretaria Municipal de Saúde”, diz a nota. A Prefeitura também se manifesta a favor de todas as investigações, visando contribuir para a apuração dos fatos e punição de todos os envolvidos. “O esquema chegou ao conhecimento da Prefeitura através de uma denúncia anônima ao Conselho Municipal de Saúde. A Procuradoria Geral do Município encaminhou a denúncia ao Ministério Público Federal, em Pelotas, no dia 9 de junho de 2016, e cópia ao Ministério Público Estadual, em São Lourenço do Sul, no dia 26 de julho de 2016”, esclarece a nota.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados