Ter�a, 23 de junho de 2026, 04:00h
Home Saude
Médico assumiu autoria da publicação e se desculpou pelo engano, negando ato machista
Uma postagem em uma página do Facebook que seria da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul acabou gerando muita polêmica e ganhou a mídia nacional. A postagem foi feita no domingo (30), em homenagem ao Dia do Ginecologista. Na foto postada, um texto apresentava a mensagem: “Sabemos que são estritamente profissionais, mas mesmo assim, nós invejamos vocês”. O cenário era de uma mulher em posição de consulta ginecológica.
O post rendeu muitas críticas: “Vocês são ridículos, demitam quem postou isso imediatamente”, escreveu uma pessoa. Outra questionou: “O que é isso???”. Muitos fizeram críticas enfáticas: “Estou chocada, indignada e horrorizada com esta postagem machista e misógina. Sofremos todos os dias com a violência, das mais diversas formas e como em tantos outros casos, parte de quem deveria cumprir o seu dever e obrigação de promover a saúde e o cuidado, de garantir que possamos acessar os nossos direitos com dignidade. Lamentável. A instituição tem a obrigação de se retratar com todas as mulheres”, exigiu uma internauta. Outra xingou: “Postagem completamente sem noção. Um desrespeito às mulheres que já sofrem tanta violência em mais diversos âmbitos, e a obstétrica é mais uma delas. Legitimar esse tipo de conduta é realmente lamentável. Tenho certeza que nenhuma de nós achou a postagem ‘engraçadinha’. Que triste realidade precisamos nos deparar diariamente”.
Após muitas críticas e notícias veiculadas por muitos veículos de comunicação de expressão nacional, a publicação foi deletada da página por volta das 12h15 da segunda-feira (31) e a própria página foi excluída da rede social. Pouco mais tarde, a direção da Santa Casa se manifestou em nota, em outra página do Facebook, que seria sua oficial, negando a autoria da postagem, dizendo que aquela página não seria da Santa Casa e que medidas cabíveis foram tomadas.
Mais tarde, o médico ginecologista Orfelino Guimarães da Silveira assumiu a autoria da postagem. Em nota de esclarecimento ele disse que a publicação foi feita por engano, negou que tenha sido um ato machista e pediu desculpas. Ele também explicou que criou a página antes da Santa Casa criar sua página oficial e mantinha ela ativa para dar destaque ao trabalho da casa de saúde, mas excluiu após a polêmica. Na nota, a Santa Casa também informou o endereço de sua página oficial no Facebook. A Prefeitura e o secretário de Saúde, Arilson Cardoso, também emitiram nota de repúdio sobre a publicação, antes de saberem da autoria.
Nota da Santa Casa
A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, através de seu Corpo Diretivo, vem a público prestar informações acerca da matéria dedicada a “homenagem ao dia do ginecologista” publicada em 30/10/2016 em um perfil da página de relacionamentos Facebook que se apresenta com o nome desta Entidade:
1) O perfil responsável pela publicação em questão não pertence a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, em que pese se utilize do nome desta Instituição;
2) A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul REPUDIA os termos da referida publicação pelo seu conteúdo;
3) A Direção da Santa Casa de São Lourenço do Sul já encaminhou o caso às Autoridades competentes para a investigação e apuração das responsabilidades;
4) O link de acesso ao perfil oficial da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul é https://www.facebook.com/santacasasls.
Nota do médico
Venho tentar explicar o mal entendido causado pela postagem de uma foto na página “Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul”, que está sendo extremamente apedrejada nas redes sociais. Em primeiro lugar, apesar do nome, esta página não é de responsabilidade alguma da Santa Casa. Ela foi criada, e é administrada, exclusivamente por mim.
Ocorre que criei a página para divulgar assuntos científicos e informações úteis à comunidade lourenciana. Quando foi criada a intenção única e exclusiva desta, era de enaltecer e explicar a população o máximo quanto ao funcionamento do Hospital e dirimir dúvidas, especialmente da população local, surgidas com a relação hospital/paciente/médico/enfermagem.
A página foi criada por mim há 3 ou 4 anos, bem antes da própria Santa Casa ter criado uma página oficial com o mesmo nome, o que pode estar causando confusão de que a citada postagem, tenha sido de responsabilidade de Santa Casa. Quando a Santa Casa estava criando uma página oficial o publicitário Sr. Davi Alves, que me procurou para ocupar a página criada por mim, com suas mensagens e propagandas fazendo certas modificações, fui reticente em manter a página que criei para divulgar especialmente ‘assuntos científicos e informações técnicas’ e a partir de então, o que aparentemente foi acordado.
Na página que criei já recebi vários cumprimentos, nela e inclusive através de carta da própria direção (em mãos); quando postei com o título “jogar penas no ventilador”, onde tentei explicar à comunidade sobre alguns mal entendidos entre pacientes e regras hospitalares/médicos/enfermagem, há questão de uns 4 meses atrás.
Também me senti muito orgulhoso quando a Santa Casa em seu aniversário de 69 anos, utilizou o logotipo criado por mim e que identificava a minha página da Santa Casa, quando da ornamentação dos bolos pelo aniversário da entidade, postados em 18 de agosto na página oficial.
Ainda explico que nada postei desde que fui desvinculado do plantão SUS de Obstetrícia da Santa Casa, onde tinha vinculação empregatícia. Ficando desde então a página abandonada.
No dia do (a) Ginecologista (ontem 30 de outubro), resolvi postar na página que mantenho com assuntos exclusivamente médicos (Dr. Orfelino Guimarães da Silveira) uma homenagem aos (as) colegas Ginecologistas e, por engano, postei na página “Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul” também criada por mim.
Postei uma das primeiras fotos encontradas no Google (dia do ginecologista – imagem) para homenagear os (as) colegas, sem a menor das intenções, especialmente machista, como a maioria dos (as) críticos (as) se manifestou; mas apenas de homenagear os (as) ginecologistas. Ao escolher a foto não me atentei ao conteúdo dito machista atribuído a postagem, tanto na frase e muito menos na foto.
Quem me conhece, digo isso não pelo dia de ontem, semana ou mês, mas pelos 37 anos de atividade em São Lourenço do Sul exatamente como ginecologista, jamais acreditaria que eu fosse capaz de postar algo com a intenção tão maldosa e/ou machista como alguns dos críticos fizeram contra a postagem. Peço sinceras desculpas a quem se sentiu ofendido.
Gostaria ainda de comunicar que retirei a foto da página, e a exclui, assim que fui alertado do erro do conteúdo e do local de postagem (página “Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul”).
Reitero que a Santa Casa não tem qualquer responsabilidade quanto à referida publicação. Sempre estarei à disposição para qualquer outro esclarecimento!
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados