Segunda, 22 de junho de 2026, 23:01h
Home Saude
22 novos leitos devem receber pacientes em fase pós-cirúrgica
Em cerimônia realizada na segunda-feira (14) foi inaugurado na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas o Centro de Recuperação “Antoninha Berchon Sampaio”. Localizado no 5º pavimento do Bloco Hospitalar, possui 22 novos leitos que deverão receber os pacientes em fase pós-cirúrgica.
O Centro foi feito com os leitos doados pelo neto de Antoninha e um dos diretores do Itaú, Felipe Sampaio Nabuco. A ala servirá tanto para atendimento particular quanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A enfermeira supervisora do Centro Cirúrgico, da Sala de Recuperação e do Centro de Materiais, Renata Xavier, explica que será possível realizar mais cirurgias com os novos leitos. “Atualmente, com o número de leitos que tem, a gente não consegue fazer tantas cirurgias porque não consegue liberar o paciente para a recuperação”, diz. Alguns equipamentos ainda estão sendo aguardados para que a ala comece a funcionar. A chamada Sala de Recuperação Pós Anestésico deverá abrigar os pacientes que recém passaram por cirurgia, com exceção dos que precisam ficar na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
A homenageada
Antonia Berchon Sampaio nasceu em 28 de fevereiro de 1918 na Estância Santo Antônio, hoje no município de Capão do Leão. A propriedade era de seu avô, Edmundo Berchon des Essarts, que ficou responsável pela neta quando seus pais faleceram devido à epidemia de gripe espanhola.
Morou por dois anos em Paris com o avô e, posteriormente, foi para o Rio de Janeiro, onde fez um curso de assistência social e conheceu seu futuro marido, Luiz Raphael de Oliveira Sampaio. O casal teve as filhas Maria Rita, Rosa May e Anna Luiza, além de nove netos.
Antonia ficou viúva aos 48 anos e passou a se dedicar às atividades rurais, em uma época em que a presença feminina no campo era rara. Deu continuidade à criação da raça Devon, introduzida no país por Assis Brasil e Edmundo Berchon, tornando-se em 1986 a maior criadora de Devon. A pecuarista foi a primeira mulher a receber o prêmio Mérito Rural, em 2002, outorgado pela Associação Rural de Pelotas.
Antoninha, como era chamada, confiava no trabalho da Santa Casa de Misericórdia e se recusava a ser atendida em outros hospitais. Faleceu em 2014, aos 96 anos, e foi velada na Capela Mãe dos Homens, da Santa Casa.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados